Cartão Fidelidade
Metrô e CPTM têm Cartão Fidelidade
O Cartão Fidelidade possibilita ao passageiro comprar créditos eletrônicos pagando valores menores que a tarifa vigente, para quem utiliza exclusivamente o transporte sobre trilhos.
É um cartão oferecido aos seus passageiros pelo Metrô de São Paulo e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes.
Aquisição
A partir do dia 24 de junho de 2024, o Cartão Fidelidade estará disponível provisoriamente somente no Posto Fidelidade de Atendimento, localizado na estação Sé.
Essa medida se faz necessária devido a ajustes operacionais em nosso sistema de distribuição.
Para a aquisição do Cartão Fidelidade será necessário apresentar um documento de identificação com foto. Além disso, será preciso realizar um cadastramento, que é feito na hora, de forma rápida e eficiente.
Essa mudança faz parte de uma revisão no processo que visa melhorar a segurança no uso do cartão. Pedimos a compreensão de todos durante esse período de transição.
O custo de aquisição do Cartão Fidelidade é de R$ 2,00 (obrigatória uma recarga inicial equivalente ao número mínimo de viagens).
Cadastramento
Caso você tenha adquirido o cartão antes de 24 de junho de 2024 e ainda não efetuou o cadastramento, vá até o posto do “Cartão Fidelidade” na estação Sé portando um documento oficial com foto ou clique no botão abaixo.
Recarga
O Cartão Fidelidade, independentemente do modelo, pode ser recarregado nas bilheterias e cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô.
Estações onde você pode recarregar seu Cartão Fidelidade nas Bilheterias do Metrô: |
Linha 1-Azul |
Tucuruvi • Santana • Paraíso • Ana Rosa |
Vila Mariana • Santa Cruz • Conceição • Jabaquara |
Linha 2-Verde |
Sumaré • Brigadeiro • Paraíso • Ana Rosa • Chácara-Klabin |
Imigrantes • Alto do Ipiranga • Sacomã • Tamanduateí • Vila Prudente |
Linha 3•Vermelha |
Corinthians-Itaquera • Artur Alvim • Carrão • Tatuapé |
Sé • Palmeiras-Barra Funda |
Linha 5-Lilás |
Capão Redondo • Campo Limpo • Vila das Belezas • Giovani Gronchi |
Santo Amaro • Largo Treze • Adolfo Pinheiro • Alto da Boa Vista |
Borba Gato • Brooklin • Campo Belo • Eucaliptos • Moema |
AACD-Servidor • Hospital São Paulo • Santa Cruz |
Linha 15-Prata |
Vila Prudente • Oratório • São Lucas • Camilo Haddad • Vila Tolstói |
Vila União • Jardim Planalto • Sapopemba • Fazenda da Juta |
São Mateus |
Estações onde você pode recarregar seu Cartão Fidelidade nas Cabines da Prodata: |
Linha 4-Amarela |
Butantã • Pinheiros • Paulista • Higienópolis-Mackenzie |
São Paulo-Morumbi |
Linha 5-Lilás |
Eucaliptos |
VALORES DA RECARGA | |||
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VIAGENS | RECARGA | CUSTO DA VIAGEM COM DESCONTO | VALOR TOTAL DA CARGA |
08 | R$ 37,00 | R$ 4,63 | R$ 40,00 |
20 | R$ 90,00 | R$ 4,50 | R$ 100,00 |
50 | R$ 217,00 | R$ 4,34 | R$ 250,00 |
Vigente a partir de 1º de janeiro de 2024.
Importante:
Os valores carregados nos cartões correspondentes a 8, 20 ou 50 viagens, equivalem a R$ 40,00, R$ 100,00 e R$ 250,00, respectivamente. A cada viagem será debitado o valor de R$ 5,00.
Intervalo mínimo
Quando usado mais de uma vez no Metrô, deve-se a temporalidade entre uma utilização e outra de:
- 10 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e estação diferente do embarque anterior;
- 20 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e mesma estação do embarque anterior;
- 20 minutos em estações integradas com a CPTM, Via Quatro ou ViaMobilidade.
O cartão pode ser utilizado indistintamente nas linhas de metrô e trem na região metropolitana de São Paulo.
Em caso de dano, perda, furto, roubo ou extravio
Para cartões cadastrados
O passageiro deve solicitar o bloqueio do cartão pelo número 156 ou pessoalmente na estação Sé, onde poderá solicitar a 2ª via do cartão e restituir os créditos existentes.
Para cartões cadastrados, o bloqueio é possível apresentando o número do cartão ou do CPF do passageiro.
Para cartões não cadastrados
Os passageiros com cartões não cadastrados deverão comparecer na estação Sé e apresentar o cartão, o recibo da última recarga ou informar o número do cartão.
Como solicitar a restituição dos créditos
Para solicitar a restituição dos créditos, o passageiro deverá comparecer no posto da estação Sé. Para todos esses serviços tenha em mãos um documento oficial com foto. A taxa para emissão de 2ª via é equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo e o prazo para entrega é de 72 horas.
Cancelamento:
O cancelamento do cartão deve ser realizado pessoalmente, na estação Sé do Metrô.
Em caso de erro de leitura ou outro problema de acesso ao sistema:
O embarque deve ser realizado por meio de outro cartão ou bilhete.
Compareça aos Postos de Atendimento na estação Sé do Metrô para a análise do cartão. Caso a correção não seja possível, será emitida uma 2ª via com prazo de 72 horas.
Horário de atendimento:
Posto Metrô: das 7 às 19 horas – de segunda à sexta (exceto feriados e pontes de feriado)
Para demais informações o Metrô disponibiliza o telefone 0800 770 7722 que atende todos os dias das 5h00 à 0h00.