Metrô
  • English
  • Fale Conosco
  • Ouvidoria
  • SIC
  • Governança
  • Transparência
  • Canal de denúncia

  • Home Home Home
  • Empresa Empresa Empresa
  • Sua viagem Sua viagem Sua viagem
  • Notícias Notícias Notícias
  • Cultura Cultura Cultura
  • Tecnologia Tecnologia Tecnologia
  • Obras Expansão e Obras Obras
  • Negócios Negócios Negócios
  • Fale conosco Fale conosco Fale conosco

Skip Navigation LinksHomeTecnologia

  • A+
  • A-
Compartilhe
  • Manutenção
    • Logística
    • Princípios
    • Sistemas de Gestão da Manutenção
    • Atividades
  • Operação
  • Sistemas
    • Sinalização e Controle
    • Sistema de Controle Centralizado
    • Telecomunicações
    • Sistemas Auxiliares
    • Transporte de passageiros
  • Construção
    • Superfície
    • Elevado
    • Subterrâneo
  • Arquitetura
  • Evolução tecnológica nos trens
  • Artigos e Publicações
  • Trens e Frota
  • Informações Portal da Transparência

TECNOLOGIA

Toda movimentação do sistema metroviário é regulada e controlada por funcionários e modernos computadores no Centro de Controle Operacional - o CCO.

Qualquer problema é informado por um sistema de rádio e telefone que liga o Centro de Controle a outros centros de funcionamento das estações. A cada madrugada o CCO autoriza o início da operação, modos semiautomático e manual operam o sistema e o trem freia automaticamente se ultrapassa velocidade máxima.

MANUTENÇÃO
MANUTENÇÃO
Política de manutenção, medidas preventivas e logística de atendimento.
OPERAÇÃO
OPERAÇÃO
Funcionamento das linhas e modalidades de operação do sistema.
SISTEMAS
SISTEMAS
Sistemas implantados e utilizados no Metrô que beneficiam seu conforto.
CONSTRUÇÃO
CONSTRUÇÃO
Existem 3 métodos construtivos das estações - o de superfície, o elevado e o subterrâneo.
ARQUITETURA
ARQUITETURA
Confira as diferentes arquiteturas das estações e como elas foram projetadas.
 
  • COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
  • GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO
  • EMTU
  • CPTM
  • Empresa
    • - Institucional
    • - Política de Privacidade
    • - Sustentabilidade
    • - Licenciamento Ambiental
    • - Licitações
    • - Negócios e oportunidades
    • - Números e Pesquisas
    • - Programa de visitas
    • - Trabalhe no Metrô
    • - Marketing Corporativo
    • - Procedimentos Cartazes
    • - Código de Conduta
        e Integridade
    • - Calendário Institucional
    • - Metrô Social
  • Sua viagem
    • - Direto do Metrô
    • - Guia do Passageiro
    • - Para onde você vai?
    • - Mapa da rede
    • - Mapa acessível da rede
    • - Linhas e estações
    • - Estacionamentos
    • - Bicicletas
    • - Atendimento preferencial
    • - Sanitários públicos
    • - Bilhetes e Cartões
    • - Achados e perdidos
    • - Declaração de
        ocorrências
    • - Politica de
        Comunicação Sobre
        Anormalidade
    • - Pontos de interesse
    • - Horários
    • - Terminais Rodoviários
  • Imprensa
    • - Últimas notícias
    •  
  • Cultura
    • - Arte no Metrô
    • - Livro Digital
    • - Linha da Cultura
    • - Galeria Virtual
    • - Poesia no Metrô
    • - Biblioteca Neli Siqueira
  • Tecnologia
    • - Manutenção
    • - Operação
    • - Sistemas
    • - Construção
    • - Arquitetura
    • - Trens e Frota
    • - Informações
        Portal
        Transparência
    • - Artigos e Publicações
  • Expansão e Obras
    • - Andamento das Obras
        Portal da Transparência
    • - Canal de Relacionamento
    • - Monotrilho
        Linha 15-Prata
    • - Linha 4-Amarela
    • - Linha 17-Ouro
    • - Trens Modernizados
    • - Desapropriações
  • Fale conosco
    • - Canal de Denúncia
    • - Ouvidoria
    • - Imprensa
    • - SIC
    • - Faq
  • Negócios
    • -Ofertas e Consultas
    • -Comércio
    • -Inovação
    • -Negócios Imobiliários
    • -Promoção
    • -Publicidade
    • -Dúvidas frequentes
    • -Regulamentos
    • -Outros Documentos