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Arquitetura

Considerações sobre a evolução do processo de projeto

INTRODUÇÃO

Complexos estudos de planejamento, envolvendo aspectos históricos, sociais, físicos, geológicos, ambientais, tecnológicos e econômicos precedem a definição do traçado para a inserção de sistemas de transporte de alta capacidade em solo urbano. A partir destes estudos, realizados em escala macro, iniciam-se as investigações pontuais aprofundadas para subsidiar o processo de projeto para a implantação de estações de metrô.

Os estudos realizados na década de 60 para a construção da primeira linha de metrô no Brasil, a Linha Norte Sul – atual Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo, foram contratados pelo consórcio HMD – Hochtief/Montreal/Deconsult e gerenciados pela empresa Promon Engenharia, que designou o arquiteto Marcello Fragelli para o estabelecimento de diretrizes de concepção dos espaços de estações, a partir das quais se moldou o processo que, ainda hoje, orienta o exercício de projeto das instalações metroviárias.Prefeito Faria Lima iniciando a construção do Metrô em 1968

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OS ANOS ’60’

  • 1966 – criação do GEM – Grupo Executivo do Metropolitano sob gestão do Governo Municipal
  • 1967 – formação do consórcio HMD que propôs a ligação de bairros afastados ao centro
  • 1968 – início das obras do trecho sul da linha Norte Sul

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OS ANOS ’70’

  • 1972 – realização da 1ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em Estocolmo
  • 1974 – início de operação do trecho Jabaquara/Vila Mariana da linha Norte Sul
  • 1975 – operação de Jabaquara a Santana da linha Norte-Sul e início das obras da linha Leste Oeste
  • 1977 – nacionalização da produção no setor de transportes que chega a 95% na linha Leste Oeste
  • 1978 – início de operação da estação Sé
  • 1979 – Metrô passa a ser gerido pelo GESP e Início da operação do trecho Sé – Brás da linha Leste Oeste

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OS ANOS ’80’

  • 1981 – extensão da operação da linha Leste Oeste no trecho Sé – Tatuapé
  • 1982 – inauguração da estação República da linha Leste Oeste
  • 1983 – Metrô ultrapassa 2 bilhões de usuários com operação do trecho Santa Cecília/Tatuapé da Leste Oeste
  • 1986 – exigência de licença ambiental e Estudos de Impacto Ambiental – EIA pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente e Inauguração das estações Carrão e Penha
  • 1987 – início das obras do ramal Paulista da Linha Vila Madalena-Vila Prudente (atual Linha 2-Verde)
  • 1988 – inauguração das estações do trecho Vila Matilde à Corinthians – Itaquera da linha Leste Oeste
  • 1989 – operação da linha Leste Oeste de Barra Funda à Itaquera

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OS ANOS ’90’

  • 1991 – operação do trecho Paraíso-Consolação.
  • 1992 – inauguração das estações Ana Rosa e Clínicas
  • 1992 – realização da 2ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, sediada no Brasil
  • 1994 – publicação da norma ABNT NBR 9050 que determina a acessibilidade nas edificações
  • 1998 – inauguração das estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa, Tucuruvi (L 1), Sumaré e Vila Madalena (L 2)

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OS ANOS ’00’

  • 2002 – início de operação da Linha 5 – Lilás, projetada e construída pela CPTM, no trecho Capão Redondo a Vila das Belezas
  • 2005 – adequação das estações para atendimento às pessoas com deficiência visual
  • 2006 – inauguração da Estação Imigrantes e Chácara Klabin da Linha 2 – Verde
  • 2006 – início de obras da Linha 4 – Amarela
  • 2007 – inauguração da estação Alto do Ipiranga da Linha 2 – Verde
  • 2009 – aprovação da Lei 13798 que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC

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OS ANOS ’10’

  • 2010 – inauguração das Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente da Linha 2 e Paulista e Faria Lima da Linha 4
  • 2010 – regulamentação da Lei 13798 pelo Decreto 55947 que define o conteúdo do Plano Estadual de Energia
  • 2011 – divulgação do Plano Paulista de Energia – PPE para o horizonte 2011 /2020
  • 2011 – inauguração das estações Pinheiros, Faria Lima, Butantã, República e Luz, da Linha 4 – Amarela
  • 2014 – inauguração das estações Adolfo Pinheiro da Linha 5 – Lilás, Fradique Coutinho da Linha 4 – Amarela e o trecho Vila Prudente / Oratório da Linha 15 – Prata (Monotrilho)
  • 2014 – aprovação das políticas para projetos: POL-10-200 – Fontes alternativas de energia e eficiência energética e POL-10-201 – Captação, utilização e monitoramento da água para fins não potáveis
  • 2017 – inauguração das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin da Linha 5 – Lilás
  • 2018 – inauguração das estações Eucaliptos e Moema da Linha 5 – Lilás, Oscar Freire e Higienópolis Mackenzie da Linha 4 – Amarela e as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União da Linha 15 – Prata (Monotrilho)

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Metrô de São Paulo. “ Sistema Integrado de Transporte Rápido Coletivo da Cidade de São Paulo” – HMD –Volumes 1 e 2. 1968

Fragelli, Marcelo. “Quarenta anos de prancheta”. São Paulo : Romano Guerra, 2010.

Sacramento, Enock. “Arte no Metrô”. São Paulo : A&A Comunicações Ltda, 2012.

Arquivos do Metrô de São Paulo

AUTORAS

Maria Olívia Martin Santana é arquiteta e urbanista, especialista no departamento de concepção de projetos básicos de arquitetura do Metrô-SP

Fabiana Nonogaki é arquiteta e urbanista, coordenadora de projeto básico de arquitetura, paisagismo e urbanização do Metrô-SP

COLABORAÇÃO

Alfredo Nery é arquiteto e urbanista, chefe do departamento de concepção de projetos básicos de arquitetura do Metrô-SP

Neila Custódio é arquiteta paisagista, assessora no departamento de concepção de projetos básicos de arquitetura do Metrô-SP