OBRAS - LINHA 4-AMARELA
LINHA 4-AMARELA
Característica marcante da Linha 4-Amarela, suas conexões com as
principais linhas metroferroviárias da capital renderam-lhe o nome
de Linha da Integração e, ao término da primeira fase, as
integrações ocorrem nas estações Luz (com a Linha
1-Azul do Metrô e
com as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM), República
(com a Linha
3-Vermelha do Metrô), Paulista (com a Linha 2-Verde
do Metrô, na
estação Consolação) e Pinheiros (com a Linha
9-Esmeralda da CPTM, a
qual faz integração com a Linha 5-Lilás do Metrô, na estação Santo
Amaro).
Demanda estimada de 700 mil passageiros/dia e que, ao final da Fase
2, este número passe para 960 mil passageiros/dia.
Concebida sob novos paradigmas, o projeto da Linha 4-Amarela, que é
toda subterrânea, optou por túnel de secção única, pela adoção de
métodos construtivos de estações e pátio de manutenção que
minimizassem o número de imóveis a ser desapropriados e pela adoção
de novas tecnologias, dentre as quais destacam-se:
• operação dos trens sem condutores
(driverless);
• conceito de estação inteligente
(abertura e fechamento automático de portas, mensagens; pelo sistema
de som emitidas
pelo CCO, escadas rolantes sob demanda);
•
portas de plataforma;
• bloqueios com portas de
vidro;
• sistema de alimentação elétrica dos
trens, que permite o aproveitamento da energia produzida pela
inércia deles.
A operação comercial, iniciada em 25/06/2010 entre as estações Paulista e Faria Lima, bem como os serviços de manutenção, estão a cargo da Concessionária Via Quatro - CVQ, que obteve a concessão da linha pelo período de 30 anos. Atualmente, encontram-se em operação as estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e Butantã.

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