Empresas Vinculadas

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

O Metrô é responsável pela operação e expansão do transporte metroviário, sistema de alta capacidade e articulador do transporte público na Região Metropolitana de São Paulo. Operando desde 1974, o Metrô possui 65,9 quilômetros de extensão em quatro linhas e 59 estações.

Em 2010 foi inaugurada a Linha 4-Amarela, a primeira a ser operada em regime de concessão pelo Consórcio Via Quatro. Em 2011, outras quatro estações foram entregues e a Linha 4-Amarela passou a funcionar entre Luz e Butantã. Atualmente, a linha possui 6 estações, 8,9 quilômetros de extensão.

Em 2014 foi entregue a estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás, ampliando a malha metroviária em 0,6 quilômetros. Com isso, a Malha Metroviária – incluindo a Linha 4-Amarela – chega a 74,8 quilômetros de extensão e 65 estações. O sistema está integrado à CPTM nas estações Barra Funda, Brás, Luz, Santo Amaro, Tatuapé e Corinthians-Itaquera e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU

A principal atribuição da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU é o gerenciamento de sistemas de baixa e média capacidades, planejando e fiscalizando o transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas do Estado São Paulo.

Sua área de atuação é formada pelas três regiões metropolitanas existentes no Estado, criadas por leis específicas: Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Região Metropolitana da Baixada Santista e Região Metropolitana de Campinas.

Na Região Metropolitana de São Paulo, a EMTU/SP controla a operação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, de 33 Km de vias exclusivas, e de sua extensão Diadema-São Paulo (Morumbi-Berrini), com 12 km, transportando diariamente 250 mil passageiros em cinco municípios da RMSP.

Mais detalhes no site: www.emtu.sp.gov.br

Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos – CPTM

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, criada em 28 de maio de 1992, recebeu uma herança de mais de um século de ferrovias, que foram fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do Estado de São Paulo.

Hoje, pelos seus 260,7 quilômetros de linhas operacionais, que cortam 22 municípios, 19 na Região Metropolitana, cerca de 2,2 milhões usuários usufruem, diariamente, de viagens cada vez mais rápidas, seguras e confortáveis para ir ao trabalho, à escola ou lazer.

A CPTM oferece transferências gratuitas nas estações Brás, Luz, Barra Funda, Santo Amaro e Tamanduateí, pois está totalmente integrada às linhas do Metrô. São 330 quilômetros com uma única tarifa.

Mais detalhes no site: www.cptm.sp.gov.br

Estrada de Ferro de Campos do Jordão

Um dos principais atrativos do chamado Circuito da Mantiqueira é a quase centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão. Inaugurada em 1914, desde 1916 ela é de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, atualmente administrada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Inicialmente criada para o transporte de pacientes com destino ao Sanatório de Campos do Jordão, ela adquiriu vocação turística, a exemplo dos Expressos Turísticos da CPTM.

A linha turística vai de Pindamonhangaba a Campos do Jordão, com paradas no Parque Reino das Águas Claras e na Estação Eugênio Lefévre, em Santo Antonio do Pinhal, de Campos do Jordão à Estação Eugênio Lefévre, em Santo Antonio do Pinhal, e de Campos do Jordão até o Portal da Cidade.

Mais detalhes no site: www.stm.sp.gov.br/index.php/quem-somos/efcj