Arte no Metrô
O projeto Arte no Metrô tem um acervo de 92 obras de arte contemporânea, distribuídas em 36 estações das Linhas 1, 2, 3 e 5. As esculturas, murais, painéis e instalações primam pelo caráter de durabilidade, monumentalidade e diálogo com os passageiros.
As primeiras obras do acervo de arte contemporânea do Metrô, instaladas em 1978, acompanham o projeto de revitalização da Praça da Sé. São elas: “Garatuja”, de Marcelo Nitsche e “Sem Título”, de Alfredo Ceschiatti.
A obra mais recente incorporada ao Acervo de Arte Contemporânea do Metrô foi a instalação “O Descanso da Sala”, de José Spaniol, instalada na Estação Alto do Ipiranga, Linha 2-Verde, em 2014.
O catálogo “Arte no Metrô” conta toda a história do projeto, com detalhes de cada trabalho. Visualize abaixo ou faça o download e conheça o acervo artístico do Metrô de São Paulo.
Acesse também os Catálogos do Projeto de Conservação de obras de Arte do Metrô – Volumes I, II e III e saiba mais sobre os processos de conservação e restauro do nosso acervo.