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Conheça a futura Linha 19-Celeste, que vai ligar Guarulhos à Capital

A Linha 19-Celeste é um novo eixo de transporte público que conectará o Bosque Maia, no centro de Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro de São Paulo. Com 17,6 km de extensão e 15 estações, a linha facilitará o deslocamento diário de mais de 630 mil pessoas, reduzindo em até uma hora o tempo de viagem entre Guarulhos e o centro da capital.

Localização das Estações

A Linha 19-Celeste passará por áreas densamente povoadas e polos econômicos, promovendo integração com outras linhas metroferroviárias e acesso a pontos de interesse como o Mercado Municipal, Theatro Municipal e o comércio atacadista do Pari. Confira a localização aproximada das estações:

  • Bosque Maia – Av. Tiradentes, 1451 (Guarulhos)
  • Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154
  • Vila Augusta – Av. Guarulhos, 604
  • Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (Internacional Shopping Guarulhos)
  • Itapegica – Rua Cavadas, 247, 1624
  • Jardim Julieta – Av do Poeta, 929
  • Vila Sabrina – Av. João Simão de Castro, 250
  • Cerejeiras – Av. das Cerejeiras, 1950
  • Santo Eduardo – Praça Santo Eduardo, 57
  • Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
  • Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
  • Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
  • Cerealista – Rua Mendes Caldeira, 223
  • São Bento – Rua do Seminário, 87
  • Anhangabaú – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67

Benefícios da Linha 19-Celeste

  • Redução do tempo de deslocamento entre Guarulhos e o centro de São Paulo.
  • Integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, além de futuras conexões com linhas da CPTM.
  • Valorização urbana e acesso ampliado a empregos, educação e serviços públicos.
  • Descongestionamento do sistema de ônibus intermunicipais.
  • Geração de empregos: mais de 28 mil postos diretos e indiretos.
  • Sustentabilidade: redução de 131 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano e economia de 59,7 milhões de litros de combustível.

Características Construtivas

A obra envolve grandes desafios de engenharia, incluindo:

  • Implantação de túneis subterrâneos por 17,6 km.
  • Construção de 15 estações, pátio de manutenção e 18 poços de ventilação e saídas de emergência.
  • Utilização de três tuneladoras (“tatuzões”) de grande diâmetro, incluindo tecnologia inédita Dual Mode (EPB + Slurry) no Brasil.
  • Métodos construtivos como NATM (método austríaco de escavação) e valas a céu aberto.
  • Uso de 5,7 milhões de m³ de escavação, 1,37 milhão de m³ de concreto, 187 mil toneladas de aço e 610 mil m³ de calda de cimento.
  • A Linha 19-Celeste representa um avanço na mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo, promovendo integração, eficiência e desenvolvimento para toda a população.