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Futuras linhas do Metrô podem cortar 2,5 mi de toneladas de CO₂ por ano

Os estudos indicam ainda economia anual de 1,9 bilhão de horas de deslocamento e prevenção de 17,5 mil acidentes de trânsito

Este Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, é uma boa oportunidade para mostrar que a expansão da rede metroviária é uma das principais estratégias para reduzir a dependência do transporte individual, melhorar a qualidade do ar e contribuir para as metas climáticas do Estado de São Paulo. Com a expansão da rede metroviária, o Estado caminha para evitar cerca de 2,5 milhões de toneladas de emissões atmosféricas por ano no horizonte de 2040, promovendo uma mudança estrutural no padrão de mobilidade urbana.

A substituição de modais poluentes por transporte sobre trilhos é uma das principais ações previstas no Plano de Ação Climática e Desenvolvimento Sustentável (PAC-2050), alinhado à campanha global Race to Zero, da ONU. Em um ano marcado pela realização da COP30 no Brasil, o Metrô reforça seu compromisso com a descarbonização do setor de transportes e com a melhoria da qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo.

Expansão da Rede e cenários de baixo carbono

Hoje, a rede de metrô em SP soma 104,2 km considerando também as linhas concedidas. Até 2040, serão 279,1 km e 230 estações, um crescimento de quase 300%. A demanda diária da rede metroviária passará de 3 milhões para 8,1 milhões de passageiros, retirando milhares de veículos das ruas e reduzindo congestionamentos. A expansão promove a substituição modal e é essencial para atingir a meta de neutralidade de carbono até 2050.

Cada nova linha representa ganhos expressivos para a saúde pública, a economia e o meio ambiente. Considerando as obras de expansão em andamento e as linhas em licitação ou projeto, até 2040, a previsão é que haja uma redução anual de aproximadamente 2,5 milhões toneladas de emissões atmosféricas, 1,9 bilhão de horas economizadas e 17,5 mil acidentes de trânsito. Com a expansão do Metrô, São Paulo terá uma rede ampliada, mais integrada e eficiente, promovendo a mobilidade sustentável. Cada viagem de metrô significa menos carros nas ruas, menores emissões atmosféricas e mais tempo para as pessoas.

Abaixo estão listados dados, por linha, das reduções previstas através do cálculo de Benefícios Sociais de linhas/trechos futuras, para cada um dos cenários temporais definidos:

Linha 2-Verde: Extensão Vila Prudente- Penha

DiscriminaçãoUnidadesQuantidadeValor (R$ milhões1)
Redução das emissões atmosféricas
(poluentes + gases de efeito estufa)
Toneladas34.55711,89
Redução de acidentesAcidentes28310,00
Redução do consumo de combustíveisLitros15.643.96673,68
Redução dos tempos de viagensHoras/ano53.645.939594,24

Fonte: Relatório Integrado 2024

¹ Em Reais de 2021.

Linha 2-Verde: Extensão Penha-Dutra

DiscriminaçãoUnidadesQuantidadeValor (R$ milhões1)
Redução das emissões atmosféricas
(poluentes + gases de efeito estufa)
Toneladas24.37510,80
Redução de acidentesAcidentes1937,15
Redução do consumo de combustíveisLitros10.979.22663,56
Redução dos tempos de viagensHoras/ano37.471.862478,47

Fonte: Metrô / Relatório Integrado 2024

¹ Em Reais de 2022.


Linha 15-Prata: Extensões de Ipiranga a Vila Prudente e de Jardim Colonial a Jacu Pêssego

DiscriminaçãoUnidadesQuantidadeValor  (R$ milhões1)
Redução das emissões atmosféricas
(poluentes + gases de efeito estufa)
Toneladas20.9887,24
Redução de acidentesAcidentes1695,97
Redução do consumo de combustíveisLitros9.489,2244,68
Redução dos tempos de viagensHoras/ano23.099,67256,57

Fonte: Metrô / Relatório Integrado 2024

¹ Em Reais de 2021.

Linha 17-Ouro: Washington Luís-Aeroporto de Congonhas – Morumbi (Linha 9)

DiscriminaçãoUnidadesQuantidadeValor (R$ milhões1)
Redução das emissões atmosféricas
(poluentes e gases de efeito estufa)
Toneladas25.9378,95
Redução de acidentesAcidentes2087,35
Redução do consumo de combustíveisLitros11.719.86155,17
Redução dos tempos de viagensHoras/ano13.325.029148,84

Fonte: Metrô / Relatório Integrado 2024

¹ Em Reais de 2021.

Linha 19-Celeste: Anhangabaú – Guarulhos (Bosque Maia)

DiscriminaçãoUnidadesQuantidadeValor (R$ milhões1)
Redução das emissões atmosféricas
(poluentes e gases de efeito estufa)
Toneladas132.42445,79
Redução de acidentesAcidentes1.05937,38
Redução do consumo de combustíveisLitros59.731.183281,07
Redução dos tempos de viagensHoras/ano137.120.2491.506,95

Fonte: Relatório Integrado 2024

¹ Em Reais de 2021.

Linha 20-Rosa: Santa Marina-Pref. Celso Daniel-Santo André

DiscriminaçãoUnidadesQuantidadeValor (R$ milhões1)
Redução das emissões atmosféricas
(poluentes e gases de efeito estufa)
Toneladas187.82970,22
Redução de acidentesAcidentes1.50553,14
Redução do consumo de combustíveisLitros84.794.364399,09
Redução dos tempos de viagensHoras/ano198.384.0072.151,30

Fonte: Metrô / Relatório Integrado 2024

¹ Em Reais de 2021.

Linha 22-Marrom: Cotia-Sumaré

DiscriminaçãoUnidadesQuantidadeValor (R$ milhões1)
Redução das emissões atmosféricas
(poluentes e gases de efeito estufa)
Toneladas153.24468,00
Redução de acidentesAcidentes1.19844,42
Redução do consumo de combustíveisLitros68.964.665399,46
Redução dos tempos de viagensHoras/ano153.283.5031.923,75

Fonte: Metrô 2025.

¹ Em Reais de 2022.