Skip to main content

20/06/2017 – “Aves em extinção” é tema de exposição no Metrô

A exposição Aves Brasileiras Ameaçadas de Extinção chega ao centro de São Paulo pelo projeto Linha da Cultura, do Metrô. A mostra fica até o fim deste mês na Estação Sé e apresenta fotografias de 18 espécies brasileiras ameaçadas. As imagens foram registradas por fotógrafos amadores ao longo de meses de pesquisa pela ONG SAVE Brasil, especializada em tratamento de aves em perigo. A exposição busca informar o público sobre a situação dos pássaros em processo de extinção e tenta fazer dos observadores parceiros para sua conservação.

Com mais de 1900 espécies, o Brasil está entre os países com a maior diversidade desses animais. É também no Brasil que vive a maior parte daqueles que estão ameaçados de extinção. Atualmente, 166 espécies brasileiras estão globalmente incluídas neste grupo.

Cada foto representa um grande esforço por parte dos 10 fotógrafos que compõem a exposição. Eles tiveram que se deslocar pelos locais mais distantes do Brasil, investindo tempo e conhecimento para retratar belezas raras que voam nos céus do país. Um exemplo é o cardeal-amarelo, com pouco mais de algumas dezenas na natureza, esse pássaro vive somente nos pampas gaúchos. O soldadinho-do-araripe, originário do Ceará, com população estimada em 250 indivíduos é outra espécie de rara beleza.

A programação completa da "Linha da Cultura" do Metrô está disponível em www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx