PROGRAMAÇÃO DA LINHA DA CULTURA

CANTO CORAL DE NATAL

CANTO CORAL DE NATAL | Estações: Clínicas / Tatuapé / Sé / República
Dias: 06, 07, 11, 13 e 15 | Horários: 12h, 12h40, 13h20, 17h, 17h40 e 18h20.

No seu 25º ano de apresentações em estações do Metrô, o “Canto Coral de Natal” já se tornou tradição para nossos usuários. Serão 31 corais e 32 apresentações que levarão à população momentos de arte e de cultura, valorizando sentimentos de fraternidade e de esperança. Cantores, músicos e maestros dos diversos corais que se apresentam são as vozes que levam, em nome do Metrô de São Paulo, os votos de um Natal cheio de paz e de um Ano-Novo repleto de realizações.
Confira aqui a programação!

Realização: Metrô de São Paulo


Legenda: Exposições Apresentação Parceria com Museus Vitrines

ARTE NA RUA DE NATAL

O ‘Arte na Rua’ valoriza a arte e os artistas de rua, levando arte para o dia a dia das pessoas e estimulando um novo olhar sobre o espaço público. Em seu terceiro ano, a edição especial de Natal irá circular por diversos pontos da Capital e Grande São Paulo com apresentações artísticas gratuitas.

Realização: Globo


ARTESÃOS E SEUS PRESÉPIOS

A I Exposição de Presépios do Museu de Arte Sacra em parceria com a Sutaco – Artesanato Paulista – traduz a Celebração do Natal, festa cristã e popular de nosso povo, por meio da manifestação cultural dos Artesãos Paulistas que nos maravilham com seus saberes tradicionais, trabalhando, com suas mãos e corações, diversos materiais, tais como: argila, madeira, palha de milho, metal, juta, fibras e cabeças. Os artesãos que estão expondo este ano são todos cadastrados na Sutaco, os quais já participaram de outras exposições de presépios, sendo alguns deles verdadeiros mestres em suas artes.

Curadoria: Marlene Augusta dos Santos
Parceria: SUTACO
Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria da Cultura / Secretaria dos Transportes Metropolitanos / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação / Metrô de São Paulo / Museu de Arte Sacra


SAMPA

Nesta mostra, 26 artistas do grupo Mosaico Paulista retratam, em 15 painéis, sua peculiar relação com a cidade. A reverência à sua arquitetura; a tensa relação entre o humano, o concreto e a natureza; sua multiplicidade, seus contrastes e sua pujança.
Fundado em 2014, o Mosaico Paulista nasceu da união de um grupo de artistas movidos da paixão pela Arte do Mosaico, com o objetivo de divulgar o mosaico, principalmente no Estado de São Paulo, através de exposições e organizações de eventos, promover um maior diálogo entre os artistas, e levar a arte do mosaico para as ruas de São Paulo através de intervenções urbanas, embelezando as cidades.
Surpreenda-se descobrindo a diversidade de materiais e técnicas em cada uma das obras.

Artistas participantes: Ana Paula Roge, Andrea Lehm, Carolina Kawal, Célia Sodré, Cecilia Aimé, Claudete L. Martins, Clarissa Garrido, Cristina Passaretti, Cris Romano, Eduardo Passanezzi, Elisangela Secassi, Gabriel Guyra, Iara Valerio, Isaira O. Kuhn, Jane Jordão Hamacher, Laura Mortigliengo, Maria Danesi, Marlene Felipini, Monica Mascheroni, Ramona Kiesling, Regina Shahini, Rosi Caobianco, Sandra Naxara, Simone Berton, Thomas Hohmann, Vera Gonçalves
Curadoria: Simone Berton
Realização: Mosaico Paulista - mosaicopaulista@gmail.com


TRANSBORDO

As linhas e os pontos unem as partes, os contos e os corpos.
As cores se dinamizam na imagem estática e dançam ao ritmo da agulha.
Assim se comunica a série "Transbordo", de Aline Brant. Retratos que após impressos recebem a intervenção manual do bordado livre. Ilustrações que transbordam para além dos limites da imagem e afloram em ambos os sentidos.

Fotógrafa: Aline Brant - www.alinebrant.com.br
Apoio: Sinalarte / Irmane-C pela Paz


MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - UM OLHAR SOBRE O METRÔ DE SÃO PAULO

Esta exposição traz imagens do Concurso de Fotografia Amadora do Metrô de São Paulo 2017, promovido pela Companhia do Metropolitano de São Paulo com o tema “Mobilidade sustentável – Um Olhar sobre o Metrô de São Paulo”. Seu objetivo foi estimular a reflexão de empregados e usuários sobre a contribuição do Metrô para a mobilidade sustentável da cidade de São Paulo e realçar as suas vantagens, especialmente, quando comparado com os modos de transporte motorizados.
O Concurso premiou 06 (seis) fotografias: 04 (quatro) delas foram eleitas pela Comissão Julgadora (1º e 2º lugares da categoria empregados e 1º e 2º lugares da categoria usuários) e, (02) duas delas foram escolhidas pelo voto popular por meio de votação realizada pelo Facebook do Metrô.
As inscrições para o concurso ocorreram no mês abril deste ano e as fotografias premiadas foram conhecidas no dia 22 de junho, em evento denominado “SUSTENTABILIDADE + TRILHOS”, que contou com a presença da alta direção do Metrô e também de usuários e empregados.
Foram inscritas 190 fotos; o concurso atingiu 74 mil pessoas nas redes sociais e provocou 10 mil reações, comentários e compartilhamentos.

Apoio: Metrô de São Paulo


PRÓXIMA ESTAÇÃO: A ESPANHA!

A mostra Próxima Estação: a Espanha! apresenta por meio de uma série de fotografias os principais atrativos da Espanha. Descubra os mais belos cenários, os legados históricos como as Cidades Patrimônio da Humanidade da Unesco e as urbes mais cosmopolitas. Além de grandes museus e artistas que revelam os segredos de uma Espanha repleta de lugares inesquecíveis. Beleza, vitalidade, história, sabores e paisagens caracterizam a Espanha como um destino único e querido por todo aquele que o visita.

Realização: Turespaña


ESPELHOS D’ÁGUA

A exposição “Espelhos d’Água - O Mundo da Fantasia em Aquarela” é um registro da união das artes num único tema. Sua pintura é de uma leveza tão profunda que parece transpassar ao papel e criar vida própria. Um registro de fantasias, alegrias e contos.
A artista Jane Ferrari, com sua técnica apurada de pintura, abraça com carinho e com dom artístico o desafio de transpor no papel os personagens do Grupo Lígia Aydar. Suas cores e traços trazem nuances e a transparência da magia e do encantamento.

Artista: Jane Ferrari
Curadoria: Rose de Paulo - rosedepaulo@gmail.com


RECICLA PNEUS 2ª EDIÇÃO

A exposição “Recicla Pneus 2ª Edição” mostra o trabalho de Daniel Beato a partir dos pneus sem utilidade. Batizado de Arte em Pneus, o artista utiliza do material para transformar o que seria descartado em obras de arte sustentáveis e com novas funções e estilos. Além do conceito sustentável, os objetos agregam valor à inovação e ao bom design.

Patrocínio: Bridgestone
Realização: NTICS Projetos - www.ntics.com.br


O CURATIVO VERMELHO

Quando alguém doa sangue, não ganha apenas um curativo. Recebe uma condecoração. Por isso a Fundação Pró-Sangue resolveu criar uma medalha que só quem tem coração nobre pode usar: o curativo. A prova de quem vai além e dá o melhor não por si próprio, mas por quem precisa. Esta exposição retrata como o pequeno gesto de doar sangue é também tão grandioso, além do claro objetivo de lembrar que seu curativo vermelho espera por você. Quem dá o sangue merece ser reconhecido. Aprecie e doe

Patrocínio: Giro 18
Apoio: BETC
Realização: Fundação Pró-Sangue - www.prosangue.sp.gov.br


DESBRAVADORES – ORGULHO POR CONTRIBUIR COM A ALIMENTAÇÃO DO MUNDO

A exposição “Desbravadores” retrata a evolução do Agronegócio brasileiro no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mostra números sobre a agricultura e o avanço da tecnologia, sem deixar de lado o cuidado com a preservação do meio ambiente. Nessa exposição o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre o agronegócio, sua forma de trabalhar e as contribuições que esse segmento proporciona.

Apoio: MinC – Ministério da Cultura
Patrocínio: Áster Máquinas
Realização: NTICS Projetos - www.ntics.com.br


MASP no Metrô

 

Realização: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand / Metrô de São Paulo


SOLIDÃO

A exposição busca abrir caminhos para uma discussão sobre companheirismo, isolamento, amizades, parcerias, coletivos, criação e amores diversos. Em breve, no Museu da Diversidade Sexual vamos poder conferir qual será a resposta destes 17 artistas para esta grande questão que aflige o homem moderno./p>

Artistas: Adams Carvalho, Alex Cerveny, António Teixeira, Cláudio Caropreso, Daniel Melim, Guilherme Gafi, Higo Joseph, Luma Assis, Ida Feldman, Júlio de Paula, Jorge Morabito, Magdalena Marciniak, Malu Pessoa Loeb, Paulo Von Poser, Sandra Martinelli, Sheila Goloborotko e Teresa Berlinck
Textos: Aimar Labaki, Karina Dias e Sérgio Roveri
Curadoria: Duílio Ferronato e Eduardo Besen


ÁFRICA DO SUL: UM “UAU” A CADA INSTANTE

A mostra sobre a África do Sul, conhecida como Nação Arco-Íris, a África do Sul é, desde o fim do Apartheid, o país onde todas as cores convivem em harmonia. Trata-se de um lugar marcado pela diversidade de origens, raças, línguas, culturas, gastronomia, paisagens, atividades e atrações turísticas. Depois de apenas oito horas de voo entre São Paulo e Joanesburgo, o viajante aterrissa em um país no qual é possível realizar safáris e ver de perto uma infinidade de animais selvagens, curtir belas praias em uma costa com quase três mil quilômetros e dois oceanos, desfrutar de vida cultural vibrante, experimentar vinhos deliciosos e fazer esportes de aventura. Tudo com conforto e infraestrutura de primeiro mundo. Além disso, a moeda sul-africana apresenta uma cotação muito vantajosa para o brasileiro: um real equivale a aproximadamente quatro rands, o que torna a viagem economicamente atraente. A África do Sul é famosa pelos longos dias de sol e pelo clima agradável que dura o ano inteiro. Terra de Nelson Mandela, o país está pronto para receber turistas que buscam a viagem dos sonhos.

Realização: South African Tourism - southafrica.net


50 ANOS DE HISTÓRIA

O Museu Lasar Segall foi inaugurado em 21 de setembro de 1967, idealizado pela esposa do artista e seus dois filhos (Maurício e Oscar), passando por diversas etapas. Inicialmente ligado à Vila Mariana e imediações, teve sua atuação ampliada e diversificada a partir da inauguração da linha norte-sul (atual Linha 1-Azul) do Metrô em 1974.
O Museu Lasar Segall hoje é uma instituição federal com a missão de preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall, por intermédio de exposições e publicações, além de promover atividades em diversas áreas como ateliê de gravura, oficinas de redação, cursos de fotografia e uma Biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
A partir de 23 de setembro de 2017, o Museu Lasar Segall exibirá uma ampla exposição contando seus 50 anos de história.

Realização: Museu Lasar Segall / Metrô de São Paulo


VITRINE DE IKEBANA

A vitrine, instalada desde 1/12/1993, expõe arranjos de Ikebana produzidos pela Associação de Ikebana do Brasil, que são trocados semanalmente (terça-feira) para acompanhar a durabilidade das plantas.

Realização: Associação de Ikebana do Brasil / Metrô de São Paulo


VITRINE DE FIGURINOS DE ÓPERAS

Figurino do balé Pulcinella, de Igor Stravinsky, e da ópera Arlecchino, de Ferruccio Busoni, utilizado pela mezzo-soprano Denise de Freitas, no papel de Colombina. Sob a regência e direção musical do maestro norte-americano Ira Levin, direção cênica de William Pereira, a montagem estreou no dia 19 de agosto de 2017, no Theatro São Pedro. Completaram o elenco Vinicius Atique (Arlequim), Giovanni Tristacci (Leandro), Rodolfo Giugliani (Sr. Matteo Del Sarto), Pepes do Valle (Doutor Bombasto) e Johnny França (Abade Cospicuo).

Apoio: Metrô de São Paulo
Parceria: Theatro São Pedro
Realização: Santa Marcelina – Organização Social de Cultura / EMESP Tom Jobim / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo


O PRESÉPIO EM DOBRADURAS DE PAPEL

A exposição “O presépio em dobraduras de papel” agrupa um conjunto de objetos que em sua essência demonstra que é possível conservar a alegria, e transmiti-la por meio de formas simples que surgem do papel.
A maior festa da cristandade é o nascimento de Jesus!

Veio ao mundo pobre, aquecido pelos animais em uma manjedoura. Seus primeiros adoradores, os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar que foram orientados por uma estrela guia, trouxeram a Jesus, ouro, incenso e mira.
Este presépio foi feito em papel kraft dobrado (Origami), oriundo da arte chinesa.

Artista: Paulo Palma - paulorobertopalma31@gmail.com
Curadoria: Jessie Palma - jessiepalma@gmail.com


Mostras Fixas
O METRÔ E SEUS BAIRROS. IPIRANGA: O BAIRRO DO GRITO! O METRÔ E SEUS BAIRROS IPIRANGA: O BAIRRO DO GRITO! Estação Alto do Ipiranga Apoio: Adhemir Fogassa Maquetes
Realização: Metrô de São Paulo
O METRÔ E SEUS BAIRROS. SANTO AMARO O METRÔ E SEUS BAIRROS SANTO AMARO Estação Largo Treze Realização: Metrô de São Paulo
O BONDE EM SANTO AMARO O Bonde em Santo Amaro Estação Adolfo Pinheiro Realização: Metrô de São Paulo