PROGRAMAÇÃO DA LINHA DA CULTURA

OUTUBRO ROSA no Metrô

OUTUBRO ROSA no Metrô | ESTAÇÃO TRIANON-MASP – 1 a 31

Para promover o Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Estação Trianon-Masp terá uma intervenção cromática no teto de um de seus acessos, deixando-o todo rosa, cor do laço que simboliza, internacionalmente, a luta contra o câncer de mama. São cerca de 200 mil casos por ano no mundo, matando mais de 40 mil mulheres, dentre as quais, mais de 15 mil brasileiras, sendo que o diagnóstico precoce pouparia essas vidas.

Realização: Metrô de São Paulo


Legenda: Exposições Apresentação Parceria com Museus Vitrines

APARECIDA DO BRASIL

Em sua Sala Metrô Tiradentes, o Museu de Arte Sacra de São Paulo tem a oportunidade de apresentar uma exposição que retrata todas as fases da construção da Basílica de Aparecida.
Ao lado das fotos cedidas pelo Santuário, tem o orgulho de apresentar uma colher de pedreiro utilizada no lançamento da pedra fundamental e que hoje pertence ao cervo do MAS.
Como toda obra com tal significado, as fases se sucederam ao longo dos anos e hoje, quando são comemorados 310 anos da aparição da imagem nas águas do Rio Paraíba, a mostra dá uma ideia do imenso trabalho realizado, não só com tijolos mas principalmente com fé.

Fotógrafo: Thiago Leon
Curadoria: Cesar Augusto Maia
Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria da Cultura / Secretaria dos Transportes Metropolitanos / Metrô de São Paulo / Museu de Arte Sacra / Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo (SAMAS)


FRONTEIRA LIVRE

O objetivo da 11ª Bienal é gerar legado para cidade de São Paulo, enfatizando projetos de transformação urbana.
A ação no Metrô de SP foi realizada para gerar a reflexão sobre a questão do preconceito com a população imigrante na cidade de São Paulo. É uma intervenção para a 11ª Bienal de Arquitetura: em projeto, realizada por imigrantes, ativistas, arquitetos, assistentes sociais e artistas em colaboração.
Seus objetivos são: a conscientização social atrelada ao deslocamento no território, gerar reflexão sobre a condição do imigrante, o direito humano de ir e vir e o questionamento sobre as barreiras territoriais e culturais

Realização: Goma Oficina Plataforma Colaborativa /Centro de Apoio e Pastoral do Migrante - CAMI / Diretório Acadêmico da FAU-Mackenzie – DAFAM / Artista e Arquiteto Alexander Furunes / CPTM / Metrô


PRÓXIMA ESTAÇÃO: A ESPANHA!

A mostra Próxima Estação: a Espanha! apresenta por meio de uma série de fotografias os principais atrativos da Espanha. Descubra os mais belos cenários, os legados históricos como as Cidades Patrimônio da Humanidade da Unesco e as urbes mais cosmopolitas. Além de grandes museus e artistas que revelam os segredos de uma Espanha repleta de lugares inesquecíveis. Beleza, vitalidade, história, sabores e paisagens caracterizam a Espanha como um destino único e querido por todo aquele que o visita.

Realização: Turespaña / Metrô de São Paulo


DESBRAVADORES – ORGULHO POR CONTRIBUIR COM A ALIMENTAÇÃO DO MUNDO

A exposição “Desbravadores” retrata a evolução do Agronegócio brasileiro no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mostra números sobre a agricultura e o avanço da tecnologia, sem deixar de lado o cuidado com a preservação do meio ambiente. Nessa exposição o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre o agronegócio, sua forma de trabalhar e as contribuições que esse segmento proporciona.

Apoio: Proac – Secretaria da Cultura
Patrocínio: Áster Máquinas
Realização: NTICS Projetos - www.ntics.com.br


COMUNIDADE ECOFASHION: O MUNDO DE TLUDI

Moda, arte e sustentabilidade se unem nesta exposição de roupas feitas com materiais recicláveis, resultado de workshops criativos realizados com crianças e jovens de dez escolas públicas no ABC.
Cada turma foi convidada a criar um mundo e construir roupas diferentes para Tludi, personagem imaginário que vivia em um mundo sem formas e cores. Plásticos, pet, papel e caixas de leite se transformaram em uma armadura resistente, uma roupa camaleão feita de amoeba e até em um vestido Mondrian.

Cenografia e Produção: Sereno Estúdio
Patrocínio: Braskem
Realização: Instituto Ecotece – www.ecotece.org.br


O FASCÍNIO DA ESCULTURA

“A escultura é um universo fascinante. Além de sensibilidade e criatividade, demanda um amplo conhecimento técnico, principalmente quando se pensa nas peças fundidas em metal, como o bronze. Nesse sentido, a presente exposição buscará não mostrar o trabalho da artista plástica Rose Aydar, mas ressaltar a magia dessa tradicional habilidade.
Uma peça inclui diversas etapas: criação e modelagem em argila; moldagem em gesso ou silicone; cópia em cera e aplicação do sistema de canais de alimentação e respiro; moldagem refratária; deceragem e calcinação do molde refratário; fusão e vazamento do metal líquido; usinagem e tratamento da superfície; e pátina.
A proposta é justamente revelar ao público que o resultado final que aprecia apenas é possível após uma intensa jornada, plena de diálogos entre o artista, técnicos e processos milenares de trabalho. Trata-se de uma caminhada misteriosa e plena de detalhes, em que pequenos procedimentos, muitas vezes pouco conhecidos, são essenciais para cada peça.
Busca-se, com este projeto, unir facetas essenciais da arte. Será explicitada a forma do fazer, o que envolve a ideia; a obra em si mesma e os caminhos que a consolidam como produto acabado. O público poderá assim visualizar todo o processo, um fascínio repleto de histórias e desafios”. Oscar D'Ambrosio.

Artista: Rose Aydar
Curadoria: Oscar D'Ambrosio


MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - UM OLHAR SOBRE O METRÔ DE SÃO PAULO

Esta exposição traz imagens do Concurso de Fotografia Amadora do Metrô de São Paulo 2017, promovido pela Companhia do Metropolitano de São Paulo com o tema “Mobilidade sustentável – Um Olhar sobre o Metrô de São Paulo”. Seu objetivo foi estimular a reflexão de empregados e usuários sobre a contribuição do Metrô para a mobilidade sustentável da cidade de São Paulo e realçar as suas vantagens, especialmente, quando comparado com os modos de transporte motorizados.
O Concurso premiou 06 (seis) fotografias: 04 (quatro) delas foram eleitas pela Comissão Julgadora (1º e 2º lugares da categoria empregados e 1º e 2º lugares da categoria usuários) e, (02) duas delas foram escolhidas pelo voto popular por meio de votação realizada pelo Facebook do Metrô.
As inscrições para o concurso ocorreram no mês abril deste ano e as fotografias premiadas foram conhecidas no dia 22 de junho, em evento denominado “SUSTENTABILIDADE + TRILHOS”, que contou com a presença da alta direção do Metrô e também de usuários e empregados.
Foram inscritas 190 fotos; o concurso atingiu 74 mil pessoas nas redes sociais e provocou 10 mil reações, comentários e compartilhamentos.

Apoio: Metrô de São Paulo


SIGA SEU CORAÇÃO E TOME UMA ATITUDE

O “Instituto Lado a Lado pela Vida” convida você a aproveitar esta exposição para não só admirar as esculturas que tiveram a intervenção de renomados artistas, mas também se informar e passar a cuidar melhor do seu coração. É possível promover uma mudança de hábitos e atitudes para a prevenção das doenças cardiovasculares e esta atitude está em suas mãos!
Cuidar bem do coração é uma arte que exige atenção e carinho consigo mesmo. Estamos sujeitos a vários fatores de risco que comprometem a saúde do coração e uma vida plena, como o Diabetes, a Hipertensão Arterial, a Obesidade, o Colesterol Alto, o Sedentarismo, o Estresse, o Tabagismo, entre outros.

Patrocínio: DPSP (Drogaria Pacheco e São Paulo) e Bristol-Myers Squibb
Apoio: MINC - Ministério da Cultura
Realização: Instituto Lado a Lado pela Vida - www.ladoaladopelavida.org.br


MASP no Metrô

O MASP inaugurou o novo programa para ocupação das vitrines na Estação Trianon-MASP, o MASP no Metrô. Nesse período, estão expostas reproduções ou trechos de trabalhos presentes nas exposições abrigadas pelo museu. As vitrines, localizadas no primeiro subsolo da Estação Trianon-MASP, têm acesso gratuito.

Realização: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand / Metrô de São Paulo


SOLIDÃO

A exposição busca abrir caminhos para uma discussão sobre companheirismo, isolamento, amizades, parcerias, coletivos, criação e amores diversos. Em breve, no Museu da Diversidade Sexual vamos poder conferir qual será a resposta destes 17 artistas para esta grande questão que aflige o homem moderno.

Artistas: Adams Carvalho, Alex Cerveny, António Teixeira, Cláudio Caropreso, Daniel Melim, Guilherme Gafi, Higo Joseph, Luma Assis, Ida Feldman, Júlio de Paula, Jorge Morabito, Magdalena Marciniak, Malu Pessoa Loeb, Paulo Von Poser, Sandra Martinelli, Sheila Goloborotko e Teresa Berlinck
Textos: Aimar Labaki, Karina Dias e Sérgio Roveri
Curadoria: Duílio Ferronato e Eduardo Besen


BANDA ALA 13

Apresentação da Banda de Música da ALA 13, em comemoração ao mês da ASA.
Criada em 1º de setembro de 1942, a Banda de Música da Base Aérea de São Paulo, tem por missão auxiliar na formação e adestramento da tropa, bem como concorrer para a manutenção da elevada moral, por meio da motivação do homem da caserna pela música. Ao longo de sete décadas tem abrilhantado eventos cívicos junto à comunidade, atendendo também às Unidades da Aeronáutica sediadas em São Paulo.
Seu efetivo (45 músicos) vem sendo renovado com o passar dos anos pela dinâmica imposta pela política de pessoal da Força Aérea Brasileira, mas seu elevado padrão tem se mantido inalterado.
Consta de seu repertório não só marchas e dobrados, mas também música popular nacional e internacional, além de peças eruditas adaptadas para Banda.
Conta atualmente com um efetivo de quarenta e cinco músicos.

Regente: 1º Tenente Músico Josemir Pereira do Vale
Realização: ALA 13


KLEZTIVAL 2017

O 8º Festival Internacional da Música Judaica é uma mostra não competitiva de música que acontece anualmente em São Paulo e outras cidades brasileiras. Tem o objetivo de preservar e divulgar a cultura e o rico repertório do gênero, além de promover o trabalho e a integração de artistas nacionais e internacionais que se dedicam a este tipo de música.

Patrocínio: CSN
Apoio: SESC/A Hebraica de São Paulo
Realização: Instituto Música Judaica – Brasil/Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (PROAC - ICMS)


GREEN PARADE

A exposição é composta de 18 obras inéditas construídas com resina ecológica desenvolvida por pesquisadores da Unicamp; interpretadas por 18 (dezoito) diferentes artistas e instaladas em 18 locais na cidade de São Paulo, sendo que 10 delas estarão no Metrô de São Paulo.

Patrocínio: Laboratórios Aché - www.ache.com.br
Apoio: Metrô de São Paulo / Universidade Presbiteriana Mackenzie / Unibes Cultural / Instituto Cervantes de São Paulo / Centro Universitário Maria Antônia – USP / Casa das Rosas / Centro Universitário Belas Artes de São Paulo / Casas de Cultura de Santo Amaro e do Ipiranga
Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura / Programa de Ação Cultural do Estado De São Paulo – PROAC / Prefeitura da Cidade de São Paulo / Cooperativa de Produção de Arte e Cultura – COOPCULT


A CIDADE NO BURACO DA AGULHA

A exposição apresenta imagens fotográficas de diferentes locais da cidade de São Paulo, feitas com câmeras do tipo pinhole (buraco da agulha), de diversos formatos, muitas delas construídas com materiais de baixo custo.
A arte de fotografar com pinhole é um dos processos mais antigos de se gravar imagens. É simples e pode ser realizada com câmeras artesanais feitas com latas ou caixas, de formatos e tamanhos variados.
Em algumas fotos pode-se notar a evolução na resolução das imagens ao se utilizar filmes nas câmeras em lugar do papel fotográfico: os filmes são mais sensibilizados pela luz do que o papel fotográfico. Já o desenvolvimento de filmes infravermelhos permitiu obterem-se imagens pinhole diferentes das obtidas no papel e nos filmes comuns.

Artista: Lelo Néspoli - www.pinhole.net.br
Apoio: Laboratório da Adriana / Consigo


VIVENDO MODIGLIANI

Na mostra “Vivendo Modigliani”, a artista Tânia Pessoa de Barros desenvolve sua expressão em releituras e utiliza a técnica da aquarela. Ela traz ricas informações do mestre da história da arte, Amedeo Modigliani.
Desde 2016, Tânia se aprofundou no projeto sobre as obras de Modigliani. No século XX, o artista desenvolveu seu estilo próprio. Os retratos femininos são caracterizados por rostos e pescoços alongados, devido ao seu estudo com máscaras africanas.

Artista: Tânia Pessoa de Barros
Curadoria: Rose de Paulo - rosedepaulo@gmail.com


CEBIMar - 60 anos

Esta exposição fotográfica celebra os 60 anos do Centro de Biologia Marinha da USP e apresenta imagens obtidas por seus pesquisadores e colaboradores.
Itinerando desde 2015, a mostra tem como objetivo principal divulgar a beleza e o valor estético da vida marinha, mas também almeja suscitar nas pessoas o interesse pelo conhecimento científico e a preocupação com os problemas ambientais dos oceanos.
A maior parte dos organismos foi fotografada no litoral norte do estado de São Paulo, sobretudo na região do canal de São Sebastião, embora outros sejam provenientes de localidades diferentes.

Realização: CEBIMar – Centro de Biologia Marinha da USP - www.cebimar.usp.br


VISTAS DE SÃO PAULO

“Vistas de São Paulo” é uma série de fotografias da cidade de São Paulo, registradas a partir dos locais de passagem e os percursos realizados no cotidiano do fotógrafo na cidade. Algumas imagens já fazem parte do imaginário da metrópole, como os prédios, as luzes e a velocidade dos carros e das pessoas. Outras propõem um olhar além dos clichês, como a presença da natureza em parques e florestas.

Fotógrafo: Thiago Borazanian - thiagoborazanian@gmail.com


SIGA SEU CORAÇÃO E TOME UMA ATITUDE

O “Instituto Lado a Lado pela Vida” convida você a aproveitar esta exposição para não só admirar as esculturas que tiveram a intervenção de renomados artistas, mas também se informar e passar a cuidar melhor do seu coração. É possível promover uma mudança de hábitos e atitudes para a prevenção das doenças cardiovasculares e esta atitude está em suas mãos!
Cuidar bem do coração é uma arte que exige atenção e carinho consigo mesmo. Estamos sujeitos a vários fatores de risco que comprometem a saúde do coração e uma vida plena, como o Diabetes, a Hipertensão Arterial, a Obesidade, o Colesterol Alto, o Sedentarismo, o Estresse, o Tabagismo, entre outros.

Patrocínio: DPSP (Drogaria Pacheco e São Paulo) e Bristol-Myers Squibb
Apoio: MINC - Ministério da Cultura
Realização: Instituto Lado a Lado pela Vida - www.ladoaladopelavida.org.br


NA LINHA DO HUMOR - Salão Internacional de Humor de Piracicaba

A mostra reúne personalidades conhecidas das mais diversas áreas como a política, o mundo da TV, o esporte (entre eles o ídolo atletismo Usain Bolt), a atriz brasileira Fernanda Montenegro, o pintor espanhol Pablo Picasso, o apresentador de TV Fausto Silva e o grande líder pacificador indiano Mahatma Gandhi. Cartunistas brasileiros e estrangeiros não pouparam traços e cores e exageraram na qualidade e no bom humor gráfico, apresentando ao público o que há de melhor na caricatura mundial.
Realizado desde 1974 e em sua 44º edição, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba se destaca como um dos maiores e ininterruptos eventos de humor gráfico do mundo. Artistas vários países se preparam anualmente para participar e concorrer a um dos prêmios mais desejados no humor mundial, enviando seus melhores trabalhos nas categorias caricatura, cartum, charge e tiras cômicas/hq.

Site: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Realização: Prefeitura Municipal de Piracicaba / Secretaria Municipal de Ação Cultural / Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba


30 ANOS DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FDE

A mostra é uma exposição comemorativa dos 30 anos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, entidade vinculada à Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.
O objetivo é expor suas realizações durante essa trajetória, dedicada à construção e manutenção de cerca de cinco mil edifícios da rede pública escolar paulista, ao suprimento desta rede com equipamentos e mobiliário escolar e tecnologia da informação.
É a primeira instituição governamental do país a construir escolas certificadas pelo selo AQUA-HQE de Sustentabilidade Ambiental.
O mobiliário escolar projetado pela FDE é adotado pelo governo federal, municípios e redes privadas e é distribuído em todo o território nacional.
Premiada em suas várias áreas de atuação e objeto de vários artigos em publicações especializadas tanto no Brasil como no exterior, a FDE destaca-se como uma importante fonte de referência em tecnologias voltadas aos suportes físicos da Educação e a projetos extra-curriculares.

Site: www.fde.sp.gov.br
Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo / Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE


UCRÂNIA: ARTE & TRADIÇÃO

A mostra “Ucrânia: Arte & Tradição” destaca fotos da arte milenar, enfocando desde a pintura das pêssankas com seu estilo próprio e único, até a dança e aspectos geográficos e sociais da própria Ucrânia.
A Ucrânia é o segundo país da Europa, com mais de 47 milhões de habitantes. A nação ucraniana resistiu por séculos a todas as tentativas de absorção e assimilação de outras culturas, continuando a manter, por meio dos confins que a dividem, a unidade da língua, da cultura e do espírito que sempre defendeu, com sacrifícios de homens e bens no mais longínquo ponto de seu território étnico.

Apoio: Embaixada da Ucrânia no Brasil / Sociedade Ucraniano-Brasileira “Unificação”
Produção: Coutinho Eventos - mauricioimprensa@yahoo.com.br


UM OLHAR COLORIDO NAS ESTAÇÕES DO METRÔ

Nesta mostra, o artista vê o efeito da luz em todos os contornos e formas dando uma visão colorida em tudo, com seus semitons nas paredes, colunas, pessoas e trens.
Nas viagens apressadas, as pessoas não se dão conta das belezas do entorno das estações, seus detalhes na arquitetura e desenho para circulação com soluções geniais e personalizadas em cada lugar.
Um tema delicioso para se colocar em tela e um desafio num ambiente muito movimentado, mostrando muitos olhares para se admirar como a mudança de hábitos e costumes. Foram registrados vários momentos, tendo como testemunho a passagem pela cidade.

Artista: Edu das Águas - www.edudasaguas.com.br
Apoio: APBA Associação Paulista de Belas Artes / Restaurante Cama &Café São Paulo / 3D SIGN – Comunicação Visual


VITRINE DE IKEBANA

A vitrine, instalada desde 1/12/1993, expõe arranjos de Ikebana produzidos pela Associação de Ikebana do Brasil, que são trocados semanalmente (terça-feira) para acompanhar a durabilidade das plantas.

Realização: Associação de Ikebana do Brasil / Metrô de São Paulo


50 ANOS DE HISTÓRIA

O Museu Lasar Segall foi inaugurado em 21 de setembro de 1967, idealizado pela esposa do artista e seus dois filhos (Maurício e Oscar), passando por diversas etapas. Inicialmente ligado à Vila Mariana e imediações, teve sua atuação ampliada e diversificada a partir da inauguração da linha norte-sul (atual Linha 1-Azul) do Metrô em 1974.
O Museu Lasar Segall hoje é uma instituição federal com a missão de preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall, por intermédio de exposições e publicações, além de promover atividades em diversas áreas como ateliê de gravura, oficinas de redação, cursos de fotografia e uma Biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
A partir de 23 de setembro de 2017, o Museu Lasar Segall exibirá uma ampla exposição contando seus 50 anos de história.

Realização: Museu Lasar Segall / Metrô de São Paulo


VITRINE DE FIGURINOS DE ÓPERAS

Figurino do balé Pulcinella, de Igor Stravinsky, e da ópera Arlecchino, de Ferruccio Busoni, utilizado pela mezzo-soprano Denise de Freitas, no papel de Colombina. Sob a regência e direção musical do maestro norte-americano Ira Levin, direção cênica de William Pereira, a montagem estreou no dia 19 de agosto de 2017, no Theatro São Pedro. Completaram o elenco Vinicius Atique (Arlequim), Giovanni Tristacci (Leandro), Rodolfo Giugliani (Sr. Matteo Del Sarto), Pepes do Valle (Doutor Bombasto) e Johnny França (Abade Cospicuo).

Apoio: Metrô de São Paulo
Parceria: Theatro São Pedro
Realização: Santa Marcelina – Organização Social de Cultura / EMESP Tom Jobim / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo


Mostras Fixas
O METRÔ E SEUS BAIRROS. IPIRANGA: O BAIRRO DO GRITO! O METRÔ E SEUS BAIRROS IPIRANGA: O BAIRRO DO GRITO! Estação Alto do Ipiranga Apoio: Adhemir Fogassa Maquetes
Realização: Metrô de São Paulo
O METRÔ E SEUS BAIRROS. SANTO AMARO O METRÔ E SEUS BAIRROS SANTO AMARO Estação Largo Treze Realização: Metrô de São Paulo
O BONDE EM SANTO AMARO O Bonde em Santo Amaro Estação Adolfo Pinheiro Realização: Metrô de São Paulo