PROGRAMAÇÃO DA LINHA DA CULTURA

Vitrines

VITRINE DE FIGURINOS DE ÓPERAS

VITRINE DE FIGURINOS DE ÓPERAS – 10 a 31
Estação Marechal Deodoro

Exposição com os figurinos de óperas do Acervo do Theatro São Pedro. É a quarta mostra da série de 2016.
As vestimentas escolhidas são de "Don Jerome", interpretado pelo tenor Giovanni Tristacci em "Bodas no Monastério" – ópera cômica em quatro atos de Sergei Prokofiev. O espetáculo esteve em cartaz no Theatro São Pedro entre agosto e setembro de 2015.
A direção musical e regência foi do Maestro André Dos Santos e figurino assinado por Isabela Teles.
O Theatro São Pedro é uma casa de espetáculos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é administrado pela Organização Social Instituto Pensarte.

Apoio: Metrô de São Paulo
Parceria: Theatro São Pedro
Realização: Instituto Pensarte – www.pensarte.org.br


ARTÉRIAS

Técnica: Instalação
Instalação colaborativa realizada em parceria com alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo residentes ao lado de um aterro sanitário, a partir de proposições feitas pelo artista Adilson Lopes durante alguns encontros com os jovens em um atelier montado no espaço escolar.
Pedaços de arames, galhos queimados ou secos, foram utilizados na construção da obra, obtendo-se como resultado uma etérea poesia visual.
É uma alusão ao papel da humanidade na harmonização entre os mundos industrial e natural.

Artista: Adilson Lopes (n.1966 em São José do Rio Preto/SP; vive e trabalha em São Paulo) - lopesrpz@hotmail.com
Apoio: Cia. Arte Cultura – www.ciaartecultura.com.br
Realização: Atelier Adilson Lopes – lopesrpz@pop.com.br


VITRINE DE IKEBANA

A vitrine, instalada desde 1/12/1993, expõe arranjos de Ikebana produzidos pela Associação de Ikebana do Brasil que são trocados semanalmente (terça-feira) para acompanhar a durabilidade das plantas.

Patrocínio: Yakult
Realização: Metrô de São Paulo e Associação de Ikebana do Brasil


Parceria com Museus

ARQUIVO NO TRIANON-MASP

Na segunda edição/exposição de imagens históricas pertencentes ao Centro de Documentação do MASP, temos: "Vista da exposição Playgrounds de Nelson Leirner (1969) - fotógrafo não identificado" e "Vista do carrossel de Maria Helena Chartuni no vão livre do MASP (década de 70) - foto: Luiz Hossaka". Estas fotos fazem parte dos documentos produzidos e coletados durante as atividades do museu, entre eles imagens de exposições e eventos realizados ou relacionados ao museu desde sua criação

Realização: Metrô de São Paulo e MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand


EM BUSCA DO PRESÉPIO UNIVERSAL

A Sala Metrô Tiradentes apresenta cerca de 30 conjuntos da Coleção de Presépios do Museu de Arte Sacra – MAS. Dentre os conjuntos está "La Nascita de la Esperanza", uma obra de Ulderico Pinfildi, uma das maiores autoridades do mundo em presépios. Também se destaca o Presépio Napolitano, confeccionado entre os séculos XVIII, XIX e XX com barro cozido e policromado, madeira, tecido, liga metálica e gesso. A "Sala Estação Tiradentes" fica na área paga da estação e a entrada é gratuita para os usuários do Metrô.

Patrocínio: Banco Safra
Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria da Cultura / Secretaria dos Transportes Metropolitanos / Museu de Arte Sacra / Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo (SAMAS)


ILHAS

Ida Ferrand, residente em Paris, estuda gravura na École Estienne e fez este trabalho em 2015, durante seu estágio no Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall. As gravuras são concebidas a partir de sua experiência no Brasil e do livro Le Brésil, Des hommes sont venus, de Blaise Cendrars. A artista expõe duas xilogravuras e duas gravuras em metal em que figura uma paisagem vivida, idealizada e desejada. Na realização deste trabalho Ida explorou de forma intensa os recursos disponíveis no Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall, integrando seu trabalho no ateliê à sua condição de artista viajante. A artista associa sua experiência à do escritor Blaise Cendrars. O imaginário de um lugar, constituído por seus relatos e registros visuais é confrontado pela experiência da viagem. As gravuras presentes na exposição condensam essa vivência da artista, de seu período de trabalho no Brasil e de suas leituras.

Artista: Ida Ferrand
Realização: Metrô de São Paulo e Museu Lasar Segall


SONHAR O MUNDO – LIVRES E IGUAIS

A exposição que celebra o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero como parte dos Direitos Humanos e as lutas por igualdade ao redor do mundo. Trata-se de buscar narrativas compartilhadas, de forma a contemplar a diversidade de experiências humanas em um mundo comum. A mostra apresenta trabalhos interativos: obras híbridas que se transformam com a participação do público.

Curadoria: Paulo Von Poser e Márcio Zamboni
Expografia: Haron Cohen
Apoio: ONU / OAB Diversidade / Defensoria Pública
Execução: APAA / Museu da Diversidade Sexual
Realização: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo


Exposições

MITOS DO UNIVERSO NERD

O mundo atual está dominado pelo universo Nerd. Filmes de super-heróis estão em alta, os gamers vivem sua melhor fase e os seriados de TV estão sendo consumidos loucamente por todas as idades. Enfim, a tecnologia se popularizou. O artista André Araujo revelará, por meio de caricaturas hiper-realistas, alguns dos maiores ícones da cultura Geek/Nerd!

Artista: André Araujo
Patrocínio: Phoenix Rock Wear / Impressão Office House Digital - Site ou Email: www.facebook.com/mitoscaricaturas ou www.mitosdorock.com
Realização: Mitos Caricaturas


ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO

A exposição "Estrada de Ferro Campos do Jordão - Um Século de História" conta a história de sua operação. São fotos, textos e recortes que também contam um pouco da história de São Paulo e do Brasil. Fruto do sonho de dois médicos sanitaristas de melhorar o transporte de pacientes, a Estradinha é hoje em um dos mais charmosos destinos turísticos do Estado.

Apoio: Metrô de São Paulo
Realização: Secretaria dos Transportes Metropolitanos / Estrada de Ferro Campos do Jordão


A PAISAGEM E A VIDA NO CONTINENTE GELADO

A exposição exibe fotos da natureza na região Antártica e interage com o público para ampliar seu conhecimento sobre o extremo sul do planeta.

Patrocínio: Ministério do Meio Ambiente
Apoio: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
Realização: Ciência Pública Comunicação


MULHERES PODEROSAS

A mulher tem conquistado cada vez mais voz e força na sociedade. No mês das mulheres, uma mostra de caricaturas representa algumas delas que se destacam em suas habilidades.
Como a artista plástica Tomie Ohtake, que faleceu recentemente, a atriz norte americana Meryl Streep, que representa o sexo feminino em papeis imponentes, além da cantora e compositora de rock, Rita Lee, a apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Leila Diniz, que foi defensora dos direitos femininos.
"Dentre muitas mulheres poderosas que se destacam em nossa sociedade, cada cartunista escolheu apenas uma, para retratar com seus traços e cores", comenta JAL, curador da exposição.
Ao todo, são 60 trabalhos desenvolvidos sob a ótica dos cartunistas brasileiros, como Mauricio de Sousa, Quinho, Paffaro, Lézio Jr, Fernandes, J. Bosco e Baptistão, entre outros.

Curadoria: JAL – José Alberto Lovetro
Apoio: Tietê Plaza Shopping
Realização: ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil – www.hqmix.com.br


UMA VISÃO FEMININA EM 20 CARTUNS

A mulher tem conquistado cada vez mais voz e força na sociedade. No mês das mulheres, uma mostra de caricaturas representa algumas delas que se destacam em suas habilidades.
Como a artista plástica Tomie Ohtake, que faleceu recentemente, a atriz norte americana Meryl Streep, que representa o sexo feminino em papeis imponentes, além da cantora e compositora de rock, Rita Lee, a apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Leila Diniz, que foi defensora dos direitos femininos.
"Dentre muitas mulheres poderosas que se destacam em nossa sociedade, cada cartunista escolheu apenas uma, para retratar com seus traços e cores", comenta JAL, curador da exposição.
Ao todo, são 60 trabalhos desenvolvidos sob a ótica dos cartunistas brasileiros, como Mauricio de Sousa, Quinho, Paffaro, Lézio Jr, Fernandes, J. Bosco e Baptistão, entre outros.

Patrocínio: Memorial da América Latina
Apoio: ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil – www.hqmix.com.br
Realização: JAL Comunicações


RECICLARTE

A exposição Reciclarte mostra o trabalho de Alfredo Borret a partir das tampinhas encontradas nas garrafas de vidro. Batizada de Ecotampas, o artista utiliza do material para transformar o que seria lixo em obras de arte sustentáveis como quadros, ímãs, broches e chaveiros, retratando os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. A mensagem que transmite para as pessoas é: "se beber, recicle – esta tampa levaria 100 anos para se decompor na natureza".

Patrocínio: Mc Bauchemie
Realização: Cultura Sustentável – www.culturasx.com.br


DA MINHA JANELA

"A primeira vez que olhei para o céu na orla de Santos, há 20 anos, o sol brilhava. Fiquei impressionada com a luz e movimento das nuvens. Pensei: quero morar aqui!
Quando compramos o apartamento no Edifício Parque Verde Mar, projetado pelo arquiteto João Artacho Jurado, pude presenciar, por meio das enormes janelas, o primeiro pôr do sol.
Ao anoitecer, meus filhos colocaram seus colchões ao lado das janelas, pois não queriam perder nem um minuto daquele momento mágico.
Desde então venho fotografando o pôr do sol dessa mesma janela.
Compreender como o tempo, as estações do ano e as nuvens, interferem no crepúsculo, trazendo cores, formas, luminosidade e beleza, se tornou um delicioso momento em minha vida.
Esse é um resultado parcial de um trabalho de observação de 20 anos do mesmo lugar, em seus momentos mais sublimes. Ainda continuo fotografando o pôr do sol, todos os dias, da minha janela!".

Fotógrafa: Izabel Cristina Esselin – icesselin@gmail.com


ESTAÇÕES DO ANO

A série "Estações do Ano" representa nossas sensações quando estamos atentos às mudanças que o clima provoca tanto na natureza como no comportamento humano.
Em linguagem simples e objetiva, a artista não se utiliza de simbologias.
As flores que representam a primavera não necessariamente estarão em outro trabalho, representando outra estação com suas aparências mudadas.
Há uma leitura particular que ressalta as estações verão e inverno como próprias à diversão, ressaltando que nessas estações a natureza fica em segundo plano no cotidiano das pessoas.

Artista: Nequitz – www.nequitz.com.brnequitz@gmail.com
Curadoria: Cia. Arte Cultura – www.ciaartecultura.com.br


Apresentações
FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE TEATRO FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE TEATRO Estação Santa Cecília - dia 4 Esquetes com até 15 minutos de duração e com gênero e tema livres.
às 17h30 e às 18h - Redescobrindo Lautrec - Nina Vogel

Realização: Metrô de São Paulo
10 MINUTOS DE ÓPERA 10 MINUTOS DE ÓPERA Estação Marechal Deodoro - dia 17 às 12h Música espanhola - óperas diversas
Apoio: Metrô de São Paulo
Parceria: Theatro São Pedro
Realização: Instituto Pensarte
TERRA, AR, ÁGUA E FOGO – APRESENTAÇÃO MUSICAL TERRA, AR, ÁGUA E FOGO – APRESENTAÇÃO MUSICAL Estação República - dia 24 às 17h Espetáculo do músico, produtor e arranjador Eduardo Kusdra, que faz parte do projeto TERRA, AR, ÁGUA E FOGO.
Apoio: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAC 2015)
Patrocínio: Paito Motors, Grafimec, LL Audio, Engetubo, Laminação de Metais Paulista e Margirius

Mostras Fixas
O METRÔ E SEUS BAIRROS. IPIRANGA: O BAIRRO DO GRITO! O METRÔ E SEUS BAIRROS IPIRANGA:
O BAIRRO DO GRITO!
Estação Alto do Ipiranga Realização: Metrô de São Paulo
O METRÔ E SEUS BAIRROS. SANTO AMARO O METRÔ E SEUS BAIRROS SANTO AMARO Estação Largo Treze Realização: Metrô de São Paulo
O BONDE EM SANTO AMARO O Bonde em Santo Amaro Estação Adolfo Pinheiro Realização: Metrô de São Paulo