PROGRAMAÇÃO DA LINHA DA CULTURA

II MOSTRA DO CARNAVAL DE RUA DE SÃO PAULO – ABASP PIONEIRA

II MOSTRA DO CARNAVAL DE RUA DE SÃO PAULO – ABASP PIONEIRA | ESTAÇÃO REPÚBLICA – 10 a 28

A exposição mostra momentos da história das bandas pioneiras da folia de rua paulistana. É um registro da força, cultura e alegria do movimento das bandas e blocos carnavalescos, desde os idos dos anos 50. Eles foram e são importantes para o crescimento do carnaval de rua de São Paulo, que dos últimos três anos para cá assiste a uma variedade de cerca de 500 novos blocos de carnaval, que têm abrilhantado a folia paulistana.

Produção e Arte: Suzana Camargo / Adriano Gallon / Jailton Ferreira
Patrocínio: Sindicato dos Eletricitários de São Paulo
Apoio: Metrô de São Paulo / Associação Comercial de São Paulo - Distrital Centro/ Prefeitura de São Paulo -SP Turismo
Realização: ABASP - Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo


Programação

SÃO PAULO É TUDO DE BOM – SEUS 463 ANOS TAMBÉM

São Paulo é uma grande metrópole, de múltiplas culturas, faces, tribos e povos. Sua imensidão é tão profunda quanto sua interconexão.
Cidade de redes e contatos está sempre de braços abertos aos paulistanos e visitantes que desejam desbravar um destino de pluralidade e peculiaridades.
A exposição "São Paulo é Tudo de Bom, Seus 463 Anos Também" traz essa diversidade aos usuários do Metrô, com cliques dos fotógrafos Gregory Grigoragi, Ken Chu e André Stéfano e direção de arte de Fernanda Martinez. São sugestões de passeios próximos às estações em um universo de curiosidades.
Aproveite! Afinal, São Paulo é Tudo de Bom!

Patrocínio: Canon
Apoio: São Paulo São
Realização: São Paulo Convention & Visitors Bureau


SÃO PAULO MEU AMOR

A exposição mostra a beleza das construções do centro de São Paulo, influenciada pela cultura europeia, em que pode ser notada a interferência nas edificações e faz lembrar cidades como Londres, Paris, Berlim e algumas italianas.
A mostra traz otimismo no processo de recuperação e resgate de tempos gloriosos desta majestosa e elegante parte da cidade.
Ao caminhar pelo centro, o artista ficou encantado com a arquitetura dos prédios, em especial as do triângulo histórico, o que o levou a conhecer a "Associação Viva o Centro", entidade especializada em passeios turísticos pela região. O projeto tomou corpo e propósito para homenagear esta querida cidade.

Artista: Eduardo Marques de Jesus - www.edudasaguas.com.br
Apoio: Associação Viva o Centro / Restaurante Cama & Café São Paulo
Idealização: José Maria dos Santos


A HISTÓRIA DOS TRANSPORTES

O transporte tem uma influência enorme no desenvolvimento cultural da humanidade. Nessa exposição iremos apresentar as fases de evolução dos meios de transporte, associados a uma análise do seu impacto nas relações humanas: desde a canoa indígena que criou a cultura de esculpir a madeira, até o avião moderno que permitiu o intercâmbio de ideias, culturas e valores mundo afora, além de como estão sendo incorporados os conceitos de sustentabilidade.

Patrocínio: Aliança Navegação e Logística
Produção: Horizonte Educação e Comunicação
Realização: Lei Estadual de Incentivo à Cultura


ÀS VEZES FALAMOS

Ao longo dos anos de 2015 e 2016, Ricardo fotografou os subúrbios de Nova York, sempre fazendo uso das linhas e plataformas elevadas do metrô e trens metropolitanos, para observar a dinâmica urbana e escolher as situações e ângulos a serem "capturados". Em seu trabalho, Ricardo busca aspectos genuínos da vida diária, representações do ordinário e vestígios de resistência em uma sociedade altamente forjada pelo capital.

Fotógrafo: Ricardo Ribeiro - ricardo@ricardo-ribeiro.com
Apoio: Jacarandá Montagens - jacarandamontagens.com.br


AVENTURAS PELO MUNDO

Os fotógrafos da mostra observaram o mundo pelo olhar do ser humano, posicionado no centro do palco da vida, percorrendo os cantos todos do planeta, percebendo tudo enquanto casa e cada passo e ação como aventura eterna de viver e confrontar os limites da existência.

Apoio: Instituto 77
Realização: World Adventure Society - http://worldadventuresociety.org
Patrocínio: Canon


MITOS DO SERTANEJO

Sertanejo é o ritmo que embala multidões de brasileiros. Ele vem se modernizando, mas sem esquecer-se de suas raízes. O artista André Araújo criou uma série de caricaturas realistas em homenagem aos mitos do sertanejo!

Artista: André Araujo - arte.andrearaujo@hotmail.com
Apoio: Office House Digital
Realização e Patrocínio: Mitos do Sertanejo - www.mitosdosertanejo.com


ELAS do Metrô

A exposição mostra um pouco do cotidiano de algumas das funcionárias que fazem o maior Metrô da América Latina funcionar. São mulheres que pegam forte no batente e mostram que trabalho pesado não é só para homem.

Fotógrafo: Léo Pinheiro
Realização: ONDDA.com – redacao@ondda.com - Uma plataforma de jornalismo colaborativo voltado às mulheres e à diversidade / C41 Estúdio – contato@c41estudio.com.br - Estúdio de fotografia com curadoria do premiado fotógrafo Léo Pinheiro


INFORMASAMBA

A exposição apresenta informações sobre o Carnaval paulistano. O conteúdo básico mostra o funcionamento da folia de momo, que a cada ano tem se superado no glamour de seus carros alegóricos, na beleza de suas fantasias coloridas, na organização, na logística do evento, na criatividade de seus carnavalescos e no crescimento de audiência na mídia.

Parceria: Sincoplastic / Casa Castro / Palácio das Plumas / Buffet Manaus
Apoio: André Stéfano / Cláudio Lira / Haroldo Nogueira / Marcelo Srougi / Sílvio Viana
Realização: Mara Porto / Maurício Coutinho - mauricioimprensa@yahoo.com.br


OS QUASE INVISÍVEIS

A exposição, do fotógrafo Fausto Saez, retrata de uma forma humana os moradores de rua do centro de São Paulo. As imagens vêm acompanhadas de histórias de luta, fé e esperança e pretendem comover os usuários do Metrô, provocando uma reflexão maior sobre suas próprias vidas.

Fotógrafo: Fausto Saez – www.faustografia.com
Apoio: Jad Comunicação
Patrocínio: Salve Jorge / Brasil Kirin


OLHARES QUE TRANSFORMAM

Histórias de vida foram o grande motivador do fotógrafo André François ao longo de sua vida. Durante 30 anos, André viajou por todas as regiões do Brasil, de Norte a Sul, e teve a chance de conhecer mães batalhadoras, comunidades indígenas que valorizam sua cultura, jovens obstinados, famílias unidas em momentos de dificuldade e muitos outros casos inspiradores. A partir dessas histórias, o fotógrafo traz uma reflexão sobre a humanidade que existe em nós.

Apoio: ImageMagica - www.imagemagica.org
Realização: AF imagens


Vitrines
VITRINE DE IKEBANA VITRINE DE IKEBANA Estação Liberdade - de 01 a 28 A vitrine, instalada desde 1/12/1993, expõe arranjos de Ikebana produzidos pela Associação de Ikebana do Brasil, que são trocados semanalmente (terça-feira) para acompanhar a durabilidade das plantas.
Realização: Associação de Ikebana do Brasil - Metrô de São Paulo
VITRINE DE FIGURINOS DE ÓPERAS VITRINE DE FIGURINOS DE ÓPERAS Estação Marechal Deodoro - de 10 a 28 Exposição dos figurinos utilizados pelo coro feminino na ópera "O Anão", ópera em um ato de Alexander Von Zemlinsky.
O espetáculo esteve em cartaz no Theatro São Pedro, em agosto de 2016.
A direção musical e a regência foram de André dos Santos e o figurino assinado por Olintho Malaquias.

Apoio: Metrô de São Paulo
Parceria: Theatro São Pedro
Realização: Instituto Pensarte - www.pensarte.org.br
DOBRADURAS DE PAPEL, PÁSSAROS E FLORES EM CLIMA DE VERÃO DOBRADURAS DE PAPEL, PÁSSAROS E FLORES EM CLIMA DE VERÃO Estação São Bento - de 01 a 28 - Vitrine São Bento A exposição agrupa um conjunto de pequenas esculturas do artista plástico Paulo Palma. Executadas a partir da técnica conhecida como Origami, trazem na essência a arte de dobrar o papel. Estas dobraduras vão dando forma a bichos, flores e muitas possibilidades capazes de nos surpreender pela simplicidade do material utilizado.
Artista: Paulo Palma - paulorobertopalma31@gmail.com - www.origamipaulopalma.com.br
Curadoria: Jessie Palma
Patrocínio: Shopping do Acrílico - www.shoppingdoacrilico.com.br

Parcerias com Museus
FILHOS DE DEUS FILHOS DE DEUS Estação Tiradentes - de 01 a 28 | Museu de Arte Sacra - Sala Metrô Tiradentes A exposição surgiu com o desejo ardente de mostrar ao mundo que, independentemente da sua raça, cultura, crença, orientação sexual, nível social ou cor, você é, por natureza, um filho ou uma filha de Deus. Essas 26 obras têm a intenção de compartilhar a visão e arte da nossa humanidade. "
Artista: Daniel Taveira
Curadoria: Jorge Brandão
Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria da Cultura / Secretaria dos Transportes Metropolitanos / Metrô de São Paulo / Museu de Arte Sacra / Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo (SAMAS)
ESPELHO TARKOVSKI ESPELHO TARKOVSKI Estação Santa Cruz - de 01 a 28 | Vitrine Lasar Segall Em homenagem aos 30 anos da morte do importante cineasta russo Andrei Tarkovski, serão exibidas 21 imagens fotográficas dos principais longas do diretor, como Solaris, O Espelho, Stalker e Nostalgia.
Para o diretor o significado do cinema é "justapor uma pessoa a um ambiente ilimitado, confrontá-la com um número infinito de pessoas que passam perto e longe dela, relacionar uma pessoa ao mundo inteiro".

Realização: Museu Lasar Segall - Metrô de São Paulo
ARQUIVO NO TRIANON-MASP ARQUIVO NO TRIANON-MASP Estação Trianon-Masp - de 01 a 28 - Vitrine do Masp Em sua quarta edição, o programa Arquivo no Trianon-Masp exibe duas imagens históricas, pertencentes ao Centro de Documentação do MASP e que integraram a exposição A Grande São Paulo, em 1976. Uma das imagens mostra o Terminal Rodoviário da Luz, na década de 70; a outra imagem registra a implosão do edifício Mendes Caldeira, localizado na praça da Sé, em novembro de 1975. A implosão do prédio ocorreu devido à construção da Estação Sé do Metrô.
Estas fotos fazem parte dos documentos produzidos e coletados durante as atividades do museu, entre eles imagens de exposições e eventos realizados ou relacionados ao museu desde sua criação.

Fotógrafos: Luiz Hossaka e Márcio Kerr Martins
Realização: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand / Metrô de São Paulo
SERÁ QUE EL_É? "SERÁ QUE EL_É?" Estação República - de 01 a 28 - Museu da Diversidade Sexual A exposição traz luz – de forma lúdica e irreverente – à questão dos gêneros e das orientações sexuais no Carnaval.
Em qualquer local onde a "folia de cada ano" esteja presente – nos clubes, nas ruas, nos bairros, nos guetos, no sambódromo – a alegria genuína colore a vida e dá o tom dos valores da diversidade na construção de um mundo melhor.
Vista a sua fantasia... Embarque nessa viagem multicolorida, caia na gandaia e seja feliz!
Mas... "Será que el_ é?"

Curadoria: Sidney França
Execução: APAA / Museu da Diversidade Sexual
Realização: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Mostras Fixas
O METRÔ E SEUS BAIRROS. IPIRANGA: O BAIRRO DO GRITO! O METRÔ E SEUS BAIRROS IPIRANGA:
O BAIRRO DO GRITO!
Estação Alto do Ipiranga Apoio: Adhemir Fogassa Maquetes
Realização: Metrô de São Paulo
O METRÔ E SEUS BAIRROS. SANTO AMARO O METRÔ E SEUS BAIRROS SANTO AMARO Estação Largo Treze Realização: Metrô de São Paulo
O BONDE EM SANTO AMARO O Bonde em Santo Amaro Estação Adolfo Pinheiro Realização: Metrô de São Paulo