Os usuários do Metrô têm bons motivos para conferir os novos temas da vitrine da Linha da Cultura na estação São Bento, da Linha 1-Azul. A mostra “Arqueologia – O Metrô Descobrindo o Passado ” entra em cartaz na próxima terça-feira, dia 20 de junho.
Esta vitrine apresenta alguns materiais encontrados durante as escavações realizadas na Avenida Adolfo Pinheiro para a construção da Linha 5-Lilás do Metrô, no centro histórico de Santo Amaro. São registros significativos do patrimônio arqueológico ainda preservado do subsolo da cidade.
A coleção é composta por objetos domésticos datados do início da Vila de Santo Amaro, entre os séculos 16 e 19. Ao todo, foram recuperados mais de 390 fragmentos que compõem 76 conjuntos, entre eles, uma vasilha em cerâmica reconstituída a partir de 127 fragmentos arqueológicos.
Os vestígios resgatam informações sobre diversos aspectos da ocupação da cidade: tipos de moradia, hábitos alimentares e utensílios domésticos, consumo, costumes, atividades profissionais, industrialização, transportes, entre outros.
A coleção completa do sítio está sob a guarda permanente do Museu Histórico Sorocabano, que cedeu o material temporariamente para a exposição na estação São Bento. A vitrine é uma iniciativa do Metrô como meio de ampliar suas ações de Educação Patrimonial e tem a curadoria da A Lasca Arqueologia.
A exposição faz parte da primeira edição da Linha do Meio Ambiente, um roteiro especial da tradicional Linha da Cultura do Metrô. Durante o mês de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5.
Para conhecer a programação completa da Linha da Cultura, acesse:
http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.