Usuários do Metrô interessados em conhecer a história do Ikebana e aprender a confeccionar este arranjo floral milenar da cultura japonesa têm a chance de vivenciar uma oficina sobre o assunto naestação Liberdade , da Linha 1 – Azul, nodia 21 de julho, às 12h . Os participantes levarão para casa um arranjo que eles mesmos irão produzir.
A professora responsável pela oficina é Emiko Ide, docente da Escola Sogetsu, que integra a Associação de Ikebana no Brasil.
Também na estação Liberdade, os usuários do Metrô podem visitar a Vitrine de Ikebana permanente, em que são expostos semanalmente arranjos produzidos pela Associação de Ikebana do Brasil. A troca ocorre às terças-feiras, para acompanhar a durabilidade das plantas.
Ikebana é um termo em japonês que significa flores vivas, e a arte do ikebana usa como forma básica um padrão fixo: triângulo de três pontas, que representam o céu, a terra e o homem, enfatizando a perfeição linear e a harmonia das cores no espaço e na forma.
O ikebana consiste em arranjos artísticos utilizados como oferenda religiosa para decorar altares, e são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas.
A programação completa da "Linha da Cultura" do Metrô está disponível em http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.