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Transporte de passageiros

Quando o passageiro entra no Metrô encontra uma série de dispositivos mecânicos, eletrônicos e eletromecânicos que facilitam sua viagem e garantem conforto, rapidez e segurança. Tudo controlado e monitorado pelo Centro de Controle Operacional e os mais diversos empregados da operação.

Alguns desses dispositivos são simples e localizados num determinado ponto, visíveis aos olhos do usuário.

Porém outros são mais complexos e podem estar distribuídos por toda a área da estação, junto aos trilhos, nos túneis, nos pátios onde os trens são estacionados e recebem manutenção, dentro dos próprios trens e no Centro de Controle Operacional, a partir do qual todas as operações são monitoradas e controladas.

Alguns desses dispositivos são simples e localizados em pontos visíveis do público. Outros mais complexos não são percebidos pelo passageiro e estão distribuídos por toda a área da estação, junto aos trilhos, nos túneis, nos pátios onde os trens são estacionados e os equipamentos passam por manutenção.

CONHEÇAM COMO ESSES SISTEMAS FAZEM PARTE DA VIDA DO PASSAGEIRO DENTRO DO METRÔ DE SÃO PAULO.

– Escada rolante ou elevador especial para Pessoas com Deficiência ou mobilidade reduzida.

– Sistema de iluminação: mesmo sem luz natural a iluminação é muito boa.

– Sistema de sonorização: em casos s de anormalidade nos serviços o passageiro é informado pelo por meio de comunicação por voz.

– Sistema de Controle de Arrecadação: o bilhete que o passageiro adquire em canais de compra é habilitado em um bloqueio (catraca) para que possa entrar na área de embarque.

– Poderá utilizar-se mais uma vez do Sistema Escada Rolante e, se prestar atenção, poderá perceber uma câmara do Sistema de Circuito Fechado de TV em algum ponto no teto, levando imagens ao Sistema de Supervisão e Controle Local, onde o supervisor da estação estará sendo informado imediatamente de qualquer irregularidade na escada.

– Sistema de Circuito Fechado de TV: em todo o sistema existem câmeras em pontos no teto captando imagens para os Sistemas de Supervisão e Controle Local e Centralizado . É por meio deste sistema, que o supervisor da estação e o Centro de Controle Operacional acompanham online, qualquer anormalidade.

– Sistema de Sinalização: telefones, rádios, cabos de transmissão, relógios, equipamentos do Sistema de Ventilação dos Túneis, Sistema de Alimentação Elétrica. Tudo isso garante automaticamente a segurança da movimentação, a condução dos trens e os próprios trens que é chamado de Material Rodante.

Ao nível do mezanino, em uma sala toda envidraçada, alguns operadores da estação estarão concentrados sobre Painéis e Monitores de Vídeo, do Sistema de Supervisão e Controle Local, supervisionando o Estado dos Sistemas já apresentados e de outros que, ainda que não perceptíveis ao usuário, têm a mesma importância no sentido de assegurar o seu conforto, rapidez e segurança.

São telefones, rádios, cabos de transmissão, relógios, equipamentos do Sistema de Ventilação dos túneis; Sistema de Alimentação Elétrica (que fornece a energia para movimentar os trens e fazer funcionar todos os demais sistemas); Sistema de Sinalização (que garante de forma automática a segurança da movimentação e a própria condução dos trens), e os próprios trens, do Sistema Material Rodante.

E como um grande organismo vivo que é, o Metrô tem também um cérebro central localizado no Centro de Controle Operacional, a partir do qual o Sistema de Supervisão e Controle Centralizado, constituído por Sistemas de Computadores, Painéis, Monitores de Vídeo e Sistemas de Rádio e Telefonia, supervisiona e controla todas as operações do Metrô.

Sistemas de freios; Sistema de portas; Sistema de controle automático; Sistema de ventilação; Sistema de iluminação; Sistema de rádio.

Como podemos ver, os sistemas se encontram em toda parte, sem eles seria impossível o Metrô funcionar.