Atividades
Manter a Operação Comercial do Metrô depende, entre outras premissas, do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos instalados ao longo das linhas.
Para atender as exigências e satisfação do passageiro do Metrô, a Manutenção está sempre buscando aprimorar seus processos, mantendo o foco em minimizar ao máximo o número de ocorrências e atende-las no menor prazo possível, possibilitando assim disponibilizar os equipamentos e garantir a qualidade dos serviços prestados pela Companhia. Para tanto, a Manutenção do Metrô de São Paulo trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Tecnologia a Serviço da Informação
Áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação participam ativamente da estratégia do negócio e, portanto, contribuem para o sucesso da Manutenção.
São utilizadas ferramentas de extração, processamento e carga de dados para apuração de indicadores de desempenho para a gestão dos processos e dos ativos mantidos pela manutenção, gerando gráficos interativos, que são elaborados por meio de consultas em tempo real para apoio à tomada de decisão dos gestores.
Melhoria Contínua …
Com o objetivo de atender sempre e melhor os passageiros do Metrô de São Paulo, a Manutenção busca a Melhoria Contínua. Baseada no sistema japonês (Kaizen), a busca pela melhoria contínua é uma forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos.
Abaixo elencamos alguns trabalhos:
SISTEMA DE MONITORAÇÃO ELETRÔNICA
Instalação e configuração de mais de 2.000 câmeras de monitoramento no sistema metroviário.
REFORMAS E ADEQUAÇÕES
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Conclusão da reforma e adequação da Delegacia de Polícia do Metropolitano (DELPOM)
NOVAS TECNOLOGIAS
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Implantação do laboratório especializado em eletrônica de CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) no Pátio de Itaquera, com infraestrutura para testes e reparos de cartões e módulos.
OPERAÇÃO DO SISTEMA CBTC FULL NA LINHA 2 – VERDE
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A partir de fevereiro de 2016, toda a extensão da Linha 2 – Verde passou a operar no sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação).
TECNOLOGIA LED
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Continuidade do processo de substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED que apresentam menor consumo de energia elétrica e maior vida útil. Em 2018 foram substituídas 11.200 lâmpadas em 15 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE FIXAÇÃO DE TRILHOS NA REGIÃO DO MASP
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Foram substituídas cerca de 1.800 almofadas resilientes sob as placas de fixação dos trilhos, na região do MASP.
NOVOS VEÍCULOS DE MANUTENÇÃO DE VIA PERMANENTE
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Recebimento de novos veículos rodoferroviários destinados à manutenção dos equipamentos da via permanente:
Veículo Rodoferroviário auto propelido, para detecção e registro de descontinuidades internas e superficiais em trilhos e soldas, através de sistema de ultrassom.
Veículo ferroviário auto propelido, com cabine, para transporte de pessoas e com carroceria destinada ao transporte de materiais.
RAMPA PORTÁTIL PARA ACESSO DE PASSAGEIROS CADEIRANTES AOS TRENS
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A partir de fotografias de um modelo de rampa utilizado no Metrô de Nagoia no Japão, foi desenvolvido um modelo para atender uma diversidade de tipos de soleiras dos trens, desníveis e vãos entre trens e plataformas, modelos, pesos e tamanhos de cadeiras e triciclos, manuais e motorizados, além das particularidades de limitações dos passageiros.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – ESTUDO COMPARATIVO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PELOS TRENS DO METRÔ – SP
Elaborado estudo comparativo do consumo de energia dos trens das diversas frotas operadas pelo Metrô – SP com o objetivo de estabelecer parâmetros de consumo e eficiência energética do material rodante para a elaboração de estratégias operacionais, atualizações de equipamentos e sistemas, parâmetros de eficiência energética para a elaboração de especificações técnicas para aquisições de novos trens, gestão eficiente de contratos de energia, com consequente melhora do desempenho econômico e ambiental.
FECHAMENTO METÁLICO ENTRE AS ESTAÇÕES PENHA E CARRÃO NA LINHA 3 – VERMELHA
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Em 2017 foram instaladas mais de 7 mil m2 de telas em chapa de aço expandida, para melhorar a segurança do sistema.
REVITALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES DAS LINHAS 1 – AZUL, 2 – VERDE E 3 – VERMELHA
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Continuidade do processo de revitalização das Estações:
Linha 1: Jabaquara, Conceição, Vila Mariana, São Joaquim e Tietê.
Linha 2: Trianon-MASP, Brigadeiro e Consolação.
Linha 3: Anhangabaú e Artur Alvin.
REBAIXAMENTO DAS PORTAS DE VIDRO DOS BLOQUEIOS DE PORTAS
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Realizado estudo para rebaixamento das portas de vidro dos bloqueios de portas visando a melhoria de desempenho do equipamento. Após os testes a modificação foi implementada nos bloqueios da estação Vila Prudente e se estenderá aos demais equipamentos da Linha 2 Verde.
INSTALAÇÃO DE REFLETORES RGB
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Para campanhas de conscientização, tais como “Setembro Amarelo” e “Outubro Rosa”, foram instalados refletores RGB no acesso “C” da Estação Trianon. Estas lâmpadas possibilitam a alteração da cor através de controle remoto.
IMPLANTAÇÃO DE PAINÉIS DE PUBLICIDADE
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Implantação de 679 Painéis de Publicidade nas Estações das Linhas 1, 2 e 3.
IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇOS COMERCIAIS
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Implantação de 86 espaços comerciais nas Estações das Linhas 1, 2 e 3.