Skip to main content

Linha 17-Ouro: 83% de conclusão

Obras da Linha 17-Ouro do Metrô superam 83% de execução

São Paulo, 29 de julho de 2025 – As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo já superam 83% de execução. Desde a retomada do projeto, em setembro de 2023, o empreendimento como um todo (obras civis, trens e sistemas) evoluiu mais de 22 pontos percentuais. O avanço nos sistemas, que incluem energia, sinalização e telecomunicações, foi ainda mais expressivo: mais de 50 pontos percentuais no período.

Entre os principais marcos já alcançados estão a conclusão do túnel que liga o Aeroporto de Congonhas à estação anexa, a instalação de passarelas e coberturas metálicas em várias estações e o lançamento de 203 vigas-guia na via elevada. Também foi recomposto um trecho de 4,6 km do viário da Av. Jornalista Roberto Marinho, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Na segunda-feira (28), o governador do estado, Tarcísio de Freitas, acompanhou de perto a evolução da obra. Durante a visita, percorreu o túnel de interligação entre o aeroporto e a estação Congonhas, e embarcou em uma das composições para uma viagem até a estação Vereador José Diniz, onde pôde ver os sistemas e acabamentos em implantação.

Com 6,7 km de extensão, a nova linha vai conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, integrando diferentes modais e beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia. Serão oito estações modernas, 14 trens com tecnologia de ponta e soluções sustentáveis como aquecimento solar e reaproveitamento de água da chuva.

As duas primeiras composições já chegaram ao Brasil e estão em testes na via elevada. Outras seguem em produção na China em diferentes etapas de montagem. Os trens são totalmente automatizados, operam sem condutor e contam com tecnologia CBTC, que permite intervalos menores e maior eficiência. Também têm autonomia para circular até 8 km com baterias em caso de falta de energia.

A implantação das portas de plataforma avança nas oito estações, e os sistemas de energia, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações seguem em instalação. Equipamentos como escadas rolantes, elevadores, máquina de lavar trem e veículo de manutenção também estão em fase de montagem e testes.

A operação da Linha 17-Ouro está prevista para 2026. As próximas etapas envolvem a finalização das obras civis, comissionamento dos sistemas e paisagismo. A nova linha será um importante reforço à mobilidade urbana na Zona Sul da capital.