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Métodos construtivos

Túneis de Via em Shield

Uso de tuneladora TBM (Tunnel Boring Machine)

Maior velocidade de execução

Menores custos de execução para longas distâncias de escavação


Túneis em shield: 6,25 km de túneis de via

Túneis NATM

Versatidade quanto a forma e dimensão, permitindo geometrias diferenciadas e túneis de grande seção

Adaptável as condições geológicas locais

Menores custos de execução para curtas distâncias de escavação


Túneis em NATM: Túneis de estacionamento e aproximadamente 600 metros de túneis de via

Estações em Vala a Céu Aberto (Outro Método Construtivo)

Utilização para obras pouco profundas

Flexibilidade quanto as condições geológicas

Requer maior intervenção em superfície


Obras em VCA: Estações Anália Franco, Guilherme Giorgi e Penha, Complexo Rapadura

Estações em Poços e Túneis NATM

Método adaptável às condições geológicas locais

Menor interferência em superfície

Versatilidade quanto a forma e dimensão, permitindo geometrias diferenciadas e túneis de grande seção


Estações em NATM: Orfanato, Santa Clara, Vila Formosa e Santa Isabel

Estações em Poços Secantes

Velocidade de execução

Requer maior intervenção em superfície


Estação em poços secantes: Aricanduva