Métodos construtivos
Túneis de Via em Shield
Uso de tuneladora TBM (Tunnel Boring Machine)
Maior velocidade de execução
Menores custos de execução para longas distâncias de escavação
![](/wp-content/uploads/2024/03/tuneis.png)
Túneis em shield: 6,25 km de túneis de via
Túneis NATM
Versatidade quanto a forma e dimensão, permitindo geometrias diferenciadas e túneis de grande seção
Adaptável as condições geológicas locais
Menores custos de execução para curtas distâncias de escavação
![](/wp-content/uploads/2024/03/tuneis_natim.png)
Túneis em NATM: Túneis de estacionamento e aproximadamente 600 metros de túneis de via
Estações em Vala a Céu Aberto (Outro Método Construtivo)
Utilização para obras pouco profundas
Flexibilidade quanto as condições geológicas
Requer maior intervenção em superfície
![](/wp-content/uploads/2024/03/vca.png)
Obras em VCA: Estações Anália Franco, Guilherme Giorgi e Penha, Complexo Rapadura
Estações em Poços e Túneis NATM
Método adaptável às condições geológicas locais
Menor interferência em superfície
Versatilidade quanto a forma e dimensão, permitindo geometrias diferenciadas e túneis de grande seção
![](/wp-content/uploads/2024/03/natm.png)
Estações em NATM: Orfanato, Santa Clara, Vila Formosa e Santa Isabel
Estações em Poços Secantes
Velocidade de execução
Requer maior intervenção em superfície
![](/wp-content/uploads/2024/03/secantes-1.png)
Estação em poços secantes: Aricanduva