Skip to main content

Métodos construtivos

Túneis de Via em Shield

Uso de tuneladora TBM (Tunnel Boring Machine)

Maior velocidade de execução

Menores custos de execução para longas distâncias de escavação

Linha 2 - Verde
Túneis em shield: 6,25 km de túneis de via

Túneis NATM

Versatidade quanto a forma e dimensão, permitindo geometrias diferenciadas e túneis de grande seção

Adaptável as condições geológicas locais

Menores custos de execução para curtas distâncias de escavação

Linha 2 - Verde
Túneis em NATM: Túneis de estacionamento e aproximadamente 600 metros de túneis de via

Estações em Vala a Céu Aberto (Outro Método Construtivo)

Utilização para obras pouco profundas

Flexibilidade quanto as condições geológicas

Requer maior intervenção em superfície

Linha 2 - Verde
Obras em VCA: Estações Anália Franco, Guilherme Giorgi e Penha, Complexo Rapadura

Estações em Poços e Túneis NATM

Método adaptável às condições geológicas locais

Menor interferência em superfície

Versatilidade quanto a forma e dimensão, permitindo geometrias diferenciadas e túneis de grande seção

Linha 2 - Verde
Estações em NATM: Orfanato, Santa Clara, Vila Formosa e Santa Isabel

Estações em Poços Secantes

Velocidade de execução

Requer maior intervenção em superfície

Linha 2 - Verde
Estação em poços secantes: Aricanduva