Skip to main content

Características

CARACTERÍSTICA PRINCIPAL

  • Sistema de Monotrilho Trem com tração elétrica e sustentação por pneus, que se desloca sobre uma viga de 69 centímetros de largura, com pneus laterais para guia e estabilização.
  • Vias e Estações em elevado – altura entre 15 a 20 m.
  • Velocidade Comercial Mínima: 35 km/h.
  • Greide Máximo = 6%. Dois Pátios, Oratório e Ragueb Chohfi, com capacidade para 27 trens cada.

CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS:

  • Headway de projeto = 75 segundos (com 20 segundos de parada com portas abertas nas estações).
  • Headway operacional = 90 segundos.
  • Carregamento de 6 pass. em pé p/m².
  • Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.

CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA PREVISTA:

  • Vila Prudente – São Mateus = 313.000 usuários/dia.
  • São Mateus – Hospital Cidade Tiradentes = 210.000 usuários/dia.
  • Vila Prudente – Hospital Cidade Tiradentes = 550.000.

CARACTERÍSTICAS DAS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO:

  • Trecho 1: Vila Prudente – São Mateus = 13,0 km, 10 estações e 1 pátio
  • Trecho 2: São Mateus – Hosp. Cidade Tiradentes = 11,5 km, 7 estações e 1 pátio, Comprimento Total do Prolongamento: 24,5 km.
  • Total no prolongamento: 17 estações com comprimento da plataforma = 90 m.

MATERIAL RODANTE – CARACTERÍSTICAS:

  • Frota de Trens – 54 trens.
  • Trem composto de 7 carros e passagem livre entre carros.
  • Motores de Tração AC, refrigerado à água.
  • Operação UTO – Unattended Train Operation, sem operador.
  • Salão de passageiros com ar climatizado.
  • Câmeras nos carros e gravação de imagens.
  • Comunicação de voz entre os usuários e o CCO.
  • Capacidade por Trem: 1.002 passageiros (6 pass/m²)
  • Passageiros sentados: 122, sendo 2 assentos para obesos.
  • Passageiros em pé: 880.
  • Largura do trem: 3.147 mm
  • Comprimento máximo do trem: 85.289 mm
  • Largura das portas: 1,600 mm, 4 portas por carro.
  • Altura do piso até o teto: 2.100 mm.

SISTEMA DE SINALIZAÇÃO:

  • CBTC – Headway para Carregamento de 48.000 pphpd (pass/hora/sentido).

PORTAS DE PLATAFORMA:

  • Em todas as plataformas
  • Altura de 2,5 m

SISTEMAS HIDRÁULICO:

  • Sistema de bombeamento para combate a incêndio, consumo e esgoto.

SISTEMAS DE CONTROLE

CENTRALIZADO:

  • Supervisão e controle de todos os sistemas das estações, vias e pátios.
  • Centralização de diagnósticos.

LOCAL:

  • Supervisão e controle dos sistemas da estação
  • Automatismos operacionais da estação

DOS PÁTIOS:

  • Supervisão e controle de todos os sistemas dos Pátios no Centro de Controle.