Sistema de Monotrilho Trem com tração elétrica e sustentação por pneus, que se desloca sobre uma viga de 69 centímetros de largura, com pneus laterais para guia e estabilização.
Vias e Estações em elevado – altura entre 15 a 20 m.
Velocidade Comercial Mínima: 35 km/h.
Greide Máximo = 6%. Dois Pátios, Oratório e Ragueb Chohfi, com capacidade para 27 trens cada.
CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS:
Headway de projeto = 75 segundos (com 20 segundos de parada com portas abertas nas estações).
Headway operacional = 90 segundos.
Carregamento de 6 pass. em pé p/m².
Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA PREVISTA:
Vila Prudente – São Mateus = 313.000 usuários/dia.
São Mateus – Hospital Cidade Tiradentes = 210.000 usuários/dia.
Vila Prudente – Hospital Cidade Tiradentes = 550.000.
CARACTERÍSTICAS DAS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO:
Trecho 1: Vila Prudente – São Mateus = 13,0 km, 10 estações e 1 pátio
Trecho 2: São Mateus – Hosp. Cidade Tiradentes = 11,5 km, 7 estações e 1 pátio, Comprimento Total do Prolongamento: 24,5 km.
Total no prolongamento: 17 estações com comprimento da plataforma = 90 m.
MATERIAL RODANTE – CARACTERÍSTICAS:
Frota de Trens – 54 trens.
Trem composto de 7 carros e passagem livre entre carros.
Motores de Tração AC, refrigerado à água.
Operação UTO – Unattended Train Operation, sem operador.
Salão de passageiros com ar climatizado.
Câmeras nos carros e gravação de imagens.
Comunicação de voz entre os usuários e o CCO.
Capacidade por Trem: 1.002 passageiros (6 pass/m²)
Passageiros sentados: 122, sendo 2 assentos para obesos.
Passageiros em pé: 880.
Largura do trem: 3.147 mm
Comprimento máximo do trem: 85.289 mm
Largura das portas: 1,600 mm, 4 portas por carro.
Altura do piso até o teto: 2.100 mm.
SISTEMA DE SINALIZAÇÃO:
CBTC – Headway para Carregamento de 48.000 pphpd (pass/hora/sentido).
PORTAS DE PLATAFORMA:
Em todas as plataformas
Altura de 2,5 m
SISTEMAS HIDRÁULICO:
Sistema de bombeamento para combate a incêndio, consumo e esgoto.
SISTEMAS DE CONTROLE
CENTRALIZADO:
Supervisão e controle de todos os sistemas das estações, vias e pátios.
Centralização de diagnósticos.
LOCAL:
Supervisão e controle dos sistemas da estação
Automatismos operacionais da estação
DOS PÁTIOS:
Supervisão e controle de todos os sistemas dos Pátios no Centro de Controle.