Skip to main content

05/06/2018 – “A Lenda dos Sereios” contada na vitrine da estação São Bento do Metrô

A partir de hoje (5), a exposição "a Lenda dos Sereios", do artista plástico Valter Nu, poderá ser visitada na vitrine da estação São Bento, da Linha 1-Azul.

Os usuários que passarem pela vitrine podem observar 13 peças de diversos tamanhos confeccionados por resíduos, que foram descartados de obras da construção civil. Dentre eles, sucata de alumínio, plástico e fios elétricos que o artista recolhe em caçambas da capital paulista. A exposição tem a intenção de homenagear os operários que perdem suas vidas em grandes construções, sobretudo de pontes, e utilizam destes materiais em seu trabalho.

Motivado pela Lenda dos Sereios, que na cultura africana Yoruba, fala sobre o Olokun, senhor das profundezas do mar e de Iara, deusa que habita os rios, na cultura Tupi Guarani. Segundo o artista, ambos os deuses se irritam com a quantidade de dejetos nas águas e com isso, criam os Sereios Urbanos. A missão dos Sereios seria livrar os humanos das mortes de suas águas.

A exposição permanece até o fim do mês na plataforma de embarque de São Bento sentido Jabaquara. Para acompanhar toda a programação da Linha da Cultura do Metrô, acesse:http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/index.aspx