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25/06/2014 – Central de Achados e Perdidos do Metrô completa 39 anos

Neste mês de junho, a Central de Achados e Perdidos do Metrô completa 39 anos de atendimento ao público, consolidando-se como um dos serviços mais eficientes de São Paulo. Os números não deixam dúvidas: de janeiro a maio deste ano, foram cadastrados aproximadamente 30 mil objetos/documentos e devolvidos mais de 8 mil itens (27% de tudo que foi recebido) e mais de 51 mil pessoas consultaram o Sistema de Achados e Perdidos do Metrô – média de 338 consultas por dia. Do total de itens perdidos nos trens e estações do Metrô, em 2014, 58% são documentos e 42% objetos, entre eles artigos de papelaria como livros, cadernos, agendas e canetas. As 10 estações com maior número de itens deixados no sistema pelos usuários neste ano são Sé, Jabaquara, Palmeiras-Barra Funda, Corinthians Itaquera, República, Tucuruvi, Ana Rosa, São Bento, Santana e Tatuapé.

Dentadura misteriosa Histórias curiosas não faltam na Central de Achados e Perdidos do Metrô. Um álbum de casamento já foi deixado em um dos trens e recuperado. Outro caso é de um senhor que esteve procurando uma bolsa na qual estava a sua dentadura. Após minuciosa descrição, a bolsa foi localizada nos Achados e Perdidos e devolvida ao dono. No entanto, após cinco minutos, o senhor voltou ao setor alegando que a dentadura não cabia em sua boca. Entre os objetos mais inusitados estão cadeiras de rodas, carrinhos de supermercado, muletas, bicicletas e próteses dentárias.

Quem procura, acha O atendimento pessoal é feito na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 20h, e abrange todas as linhas. As consultas de documentos e objetos identificados também podem ser realizadas na Central de Informações do Metrô pelo telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5h30 às 23h30, ou ainda pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br). Todos os itens permanecem à disposição dos proprietários, por 60 dias. Após esse período, os objetos em bom estado e os valores não devolvidos são enviados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são encaminhados aos órgãos emissores. Para evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos usuários que fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e observem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilitará a localização do proprietário e sua devolução pela Central de Achados e Perdidos.