05/11/2012 – Governador Geraldo Alckmin inspecionará obras da Linha 17-Ouro do Metrô

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, inspecionará nesta terça-feira, dia 6 de novembro, às 10h30, o início da 2ª etapa de concretagem de um dos capitéis de apoio das vigas do monotrilho da Linha 17- Ouro. O evento será na Avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a Avenida Santo Amaro e Rua Princesa Isabel.Este é o 8º capitel de um total de 345 que serão concretados entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9- Esmeralda da CPTM. Esta atividade é importante para o preparo da instalação das vigas-guia pré-moldadas de 30 metros de comprimento por onde irão trafegar os trens do monotrilho.O capitel é uma estrutura com cerca de 120 toneladas que neste trecho fica a 15 metros de altura do canteiro central da Avenida Jornalista Roberto Marinho. Para a concretagem, serão usados cerca de 48 m3 de concreto. Esta atividade deve durar 4 horas, segundo técnicos ligados à obra.A Linha 17- Ouro terá quando concluída 17,7 km de vias elevadas, 18 estações, um pátio de manutenção e uma frota de 24 trens. O primeiro trecho, que está em obras na Avenida Jornalista Roberto Marinho, terá 7,7 km de extensão e em 2014 possibilitará a conexão entre o Aeroporto de Congonhas e a rede metroferroviária por meio da Estação Morumbi da Linha 9- Esmeralda da CPTM. Somente neste trecho a previsão é transportar 97,8 mil passageiros por dia, em média.O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo investirão R$ 4,1 bilhões para a construção da Linha 17- Ouro, que estará totalmente pronta em 2016.