Benefícios Sociais
O Metrô é reconhecido por sua rapidez, confiabilidade e regularidade. Os trens circulam em vias segregadas e não disputam espaço nas ruas como os outros veículos que ficam parados no congestionamento. Têm alta capacidade de transportar passageiros e fazem parte de uma rede integrada a outros modos como os trens, os ônibus e as bicicletas.
A operação da rede do Metrô gera uma série de benefícios, além daqueles devidos a sua própria função. Assim, alcançamos não somente nossos passageiros, mas também os que utilizam os outros modos do sistema de transporte da metrópole e a sociedade como um todo.
A existência do Metrô resulta em reduções de: emissão de poluentes e dos gases de efeito estufa; consumo de combustíveis utilizados pelos outros modos; custos operacionais de ônibus, automóveis e motocicletas; custos de manutenção e operação de vias; tempos de viagens e de acidentes. Este conjunto é conhecido como benefícios sociais. Eles representam as externalidades positivas geradas pela operação da rede.
Possuímos, desde 2012, uma metodologia para o cálculo dos benefícios sociais da rede metroviária e de linhas futuras, com atualização constante de parâmetros e indicadores. Os benefícios sociais da rede em operação são calculados anualmente e disponibilizados no Relatório Integrado da Companhia.
Conheça mais sobre os Benefícios sociais da rede em operação do Metrô:
- Relatório Integrado 2020, páginas 170 a 174.