FAQ
-
1. Ocorreu um problema no Metrô e cheguei atrasado ao trabalho. É possível uma declaração para justificar atrasos no trabalho (ou demais compromissos)?
Sim! Caso a ocorrência tenha sido no dia de hoje, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha ou 15-Prata, acesse esse link e faça o download da declaração de ocorrência.
Caso a ocorrência tenha sido em um outro dia, pedimos que abra uma solicitação no Fale Conosco.Para ocorrências na Linha 4-Amarela, solicite à concessionária Via Quatro. Para ocorrências nas Linha 5-Lilás, Linha 8-Diamante ou 9-Esmeralda solicite ao Consórcio Via Mobilidade. Para ocorrências nas demais linhas, acesso o site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
-
2. Presenciei uma ocorrência de segurança pública ou emergência no Metrô. Como devo proceder?
Envie um SMS para o serviço do SMS Segurança (97333-2252) ou baixe o aplicativo Metrô Conecta, disponível para Android e Iphone.
Você também pode comunicar a ocorrência para qualquer empregado que estiver disponível nas estações. -
3. Encontrei um lugar ou equipamento sujo ou com problemas. Como devo proceder?
Você pode:
• Informar o empregado da estação.
• Usar o aplicativo Metrô Conecta, disponível para Android e Iphone.
• Ligar para a Central de Informações, pelo telefone 0800-7707722, que está disponível todos os dias, das 5h à meia-noite.Agradecemos por colaborar com a manutenção da qualidade dos nossos serviços!
-
4. Como faço para trabalhar ou estagiar no Metrô?
Solicitamos que acesse esse link para mais informações.
-
5. Como faço para obter mais informações sobre bilhetes ou tarifas
Solicitamos que acesse esse link para mais informações.
-
6. Muitas vezes, quero ir a lugares próximos às estações do Metrô e não sei como chegar no destino. A quem devo recorrer?
Para ajudar os passageiros na escolha do melhor percurso pela Rede Metropolitana de Transportes, o Metrô de São Paulo disponibiliza o Sistema de Trajetos, que informa todo o percurso desde a estação de embarque até a estação de desembarque, indicando o melhor caminho em tempo e dinheiro. A consulta, que inclui estações do Metrô, CPTM e Terminais da EMTU, pode ser realizada de duas maneiras: ou por uma lista de estações ou através de um mapa em que o passageiro indica a origem e o destino. O serviço também indica o horário de funcionamento das estações e o tempo estimado para a realização do percurso. O resultado das buscas feitas pelos passageiros através do Sistema de Trajetos do Metrô exibe, ainda, o Mapa dos Arredores, que mostra os pontos de interesse próximos às estações.
Acesse www.metro.sp.gov.br e consulte o Sistema de Trajetos do Metrô.Esclarecemos que informações sobre itinerários também são fornecidas pela nossa Área de Atendimento ao Passageiro, que atende pelo telefone 0800-7707722, todos os dias, das das 5h00 à meia-noite ou ainda no Fale Conosco do site. Os funcionários das estações também podem ajudar nessas situações.
-
7. Sou professora e quero levar meus alunos para conhecer o Metrô. Como devo proceder?
Os interessados devem acessar o nosso site, conhecer o "Programa Turma do Metrô" e preencher o formulário eletrônico.
-
8. Sei que o Metrô atende às escolas, só que não sou estudante e tenho curiosidade em conhecer o Centro de Controle Operacional. Existe essa possibilidade?
Sim. Há um programa chamado "Conheça seu Metrô", no qual o passageiro poderá visitar uma estação, conhecer a cabine de um trem e ver como funciona o Centro de Controle Operacional. O interessado deve preencher o formulário eletrônico disponível no nosso site. Assim que um grupo é montado, todos são avisados sobre data/horário/local. O evento acontece aos sábados.
-
9. Quero entender porque em algumas ocasiões, principalmente nos horários de pico, as estações da Linha 3-Vermelha funcionam com menos bloqueios para embarque e mais para desembarque.
O Metrô de São Paulo esclarece que eventuais filas nos bloqueios de entrada da Linha 3-Vermelha são uma estratégia para controlar o fluxo de passageiros nas plataformas, proporcionando maior segurança aos passageiros. Com esse controle, pode-se, inclusive, dar maior velocidade aos trens. A liberação desordenada de passageiros causa comprovadamente acúmulo nas plataformas e atraso nos trens, já que é preciso um tempo de parada maior, com aumento do risco de acidentes.
-
10. Preciso fazer um trabalho escolar e quero saber onde obtenho informações e publicações a respeito do Metrô.
É necessário que faça o pedido pelo canal "SIC" do Metrô-SP. É só clicar no link abaixo e acessar a página do Serviços de Informação ao Cidadão: http://www.metro.sp.gov.br/sic/index.aspx
-
11. Qual a estação mais próxima do Aeroporto de Congonhas? Como faço para chegar?
A Estação São Judas da Linha 1-Azul, é a mais próxima do Aeroporto de Congonhas (cerca de 3km). Na Estação São Judas há linhas de ônibus que passam pelo Aeroporto, sugerimos: 675I - Terminal João Dias
-
12. Como faço para chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos?
Existem as seguintes opções de itinerários para o Aeroporto de Guarulhos:
Por linhas de trem da CPTM
1)Expresso Aeroporto Embarque pela estação Luz sentido Aeroporto-Guarulhos. Saída todos os dias, das 5h00 à meia-noite, de hora em hora.
2)Linha 13 - Jade Embarque pela estação Engº Goulart (transferência pela Linha 12 – Safira da CPTM). Saídas todos os dias, das 4h00 à meia-noite. Para conferir mais informações a respeito dos horários dos trens da CPTM para o Aeroporto, acesse: https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Aeroporto.aspxPor ônibus:
Linha suburbana da EMTU: Embarque pelo terminal de ônibus norte do Tatuapé e pegue a linha 257
Confira os horários de saídas e itinerário detalhado acessando o link: https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/pelo-numero-da-linha.fss?numlinha=257&pag=buscanumero.htmAirport Bus Service (ônibus executivo):
- 258 – Aeroporto de Congonhas
- 316 – Circuito de Hotéis
- 472 – Terminal Rodoviário Barra Funda
Para mais informações sobre o itinerário das linhas executivas, acesse o link: https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/airport-bus-service.fss -
13. Como faço para fornecer produtos e serviços ao Metrô?
No link Licitações, há o procedimento para o cadastro de fornecedores, avisos e editais. Informações complementares podem ser obtidas no Departamento de Licitações pelo telefone: 0XX11-3291.5435
-
14. Como faço para montar uma loja nas estações do Metrô?
Para uso de espaço comercial no Metrô favor acessar o link: http://www.metro.sp.gov.br/negocios/comercio.aspx.
Também pode entrar em contato com a gerência responsável pelo do e-mail: comercial@metrosp.com.br ou pelos telefones: (11) 3291-3929.