FAQ

  • 1. Ocorreu um problema no Metrô e cheguei atrasado ao trabalho. É possível uma declaração para justificar atrasos no trabalho (ou demais compromissos)?

    Sim! Caso a ocorrência tenha sido no dia de hoje, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha ou 15-Prata, acesse esse link e faça o download da declaração de ocorrência.

    Caso a ocorrência tenha sido em um outro dia, pedimos que abra uma solicitação no Fale Conosco.

    Para ocorrências na Linha 4-Amarela, solicite à concessionária Via Quatro. Para ocorrências nas Linha 5-Lilás, Linha 8-Diamante ou 9-Esmeralda solicite ao Consórcio Via Mobilidade. Para ocorrências nas demais linhas, acesso o site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

  • 2. Presenciei uma ocorrência de segurança pública ou emergência no Metrô. Como devo proceder?

    Envie um SMS para o serviço do SMS Segurança (97333-2252) ou baixe o aplicativo Metrô Conecta, disponível para Android e Iphone.

    Você também pode comunicar a ocorrência para qualquer empregado que estiver disponível nas estações.

  • 3. Encontrei um lugar ou equipamento sujo ou com problemas. Como devo proceder?

    Você pode:

    • Informar o empregado da estação.
    • Usar o aplicativo Metrô Conecta, disponível para Android e Iphone.
    • Ligar para a Central de Informações, pelo telefone 0800-7707722, que está disponível todos os dias, das 5h à meia-noite.

    Agradecemos por colaborar com a manutenção da qualidade dos nossos serviços!

  • 4. Como faço para trabalhar ou estagiar no Metrô?

    Solicitamos que acesse esse link para mais informações.

  • 5. Como faço para obter mais informações sobre bilhetes ou tarifas

    Solicitamos que acesse esse link para mais informações.

  • 6. Muitas vezes, quero ir a lugares próximos às estações do Metrô e não sei como chegar no destino. A quem devo recorrer?

    Para ajudar os passageiros na escolha do melhor percurso pela Rede Metropolitana de Transportes, o Metrô de São Paulo disponibiliza o Sistema de Trajetos, que informa todo o percurso desde a estação de embarque até a estação de desembarque, indicando o melhor caminho em tempo e dinheiro. A consulta, que inclui estações do Metrô, CPTM e Terminais da EMTU, pode ser realizada de duas maneiras: ou por uma lista de estações ou através de um mapa em que o passageiro indica a origem e o destino. O serviço também indica o horário de funcionamento das estações e o tempo estimado para a realização do percurso. O resultado das buscas feitas pelos passageiros através do Sistema de Trajetos do Metrô exibe, ainda, o Mapa dos Arredores, que mostra os pontos de interesse próximos às estações.

    Acesse www.metro.sp.gov.br e consulte o Sistema de Trajetos do Metrô.

    Esclarecemos que informações sobre itinerários também são fornecidas pela nossa Área de Atendimento ao Passageiro, que atende pelo telefone 0800-7707722, todos os dias, das das 5h00 à meia-noite ou ainda no Fale Conosco do site. Os funcionários das estações também podem ajudar nessas situações.

  • 7. Sou professora e quero levar meus alunos para conhecer o Metrô. Como devo proceder?

    Os interessados devem acessar o nosso site, conhecer o "Programa Turma do Metrô" e preencher o formulário eletrônico.

  • 8. Sei que o Metrô atende às escolas, só que não sou estudante e tenho curiosidade em conhecer o Centro de Controle Operacional. Existe essa possibilidade?

    Sim. Há um programa chamado "Conheça seu Metrô", no qual o passageiro poderá visitar uma estação, conhecer a cabine de um trem e ver como funciona o Centro de Controle Operacional. O interessado deve preencher o formulário eletrônico disponível no nosso site. Assim que um grupo é montado, todos são avisados sobre data/horário/local. O evento acontece aos sábados.

  • 9. Quero entender porque em algumas ocasiões, principalmente nos horários de pico, as estações da Linha 3-Vermelha funcionam com menos bloqueios para embarque e mais para desembarque.

    O Metrô de São Paulo esclarece que eventuais filas nos bloqueios de entrada da Linha 3-Vermelha são uma estratégia para controlar o fluxo de passageiros nas plataformas, proporcionando maior segurança aos passageiros. Com esse controle, pode-se, inclusive, dar maior velocidade aos trens. A liberação desordenada de passageiros causa comprovadamente acúmulo nas plataformas e atraso nos trens, já que é preciso um tempo de parada maior, com aumento do risco de acidentes.

  • 10. Preciso fazer um trabalho escolar e quero saber onde obtenho informações e publicações a respeito do Metrô.

    É necessário que faça o pedido pelo canal "SIC" do Metrô-SP. É só clicar no link abaixo e acessar a página do Serviços de Informação ao Cidadão: http://www.metro.sp.gov.br/sic/index.aspx

  • 11. Qual a estação mais próxima do Aeroporto de Congonhas? Como faço para chegar?

    A Estação São Judas da Linha 1-Azul, é a mais próxima do Aeroporto de Congonhas (cerca de 3km). Na Estação São Judas há linhas de ônibus que passam pelo Aeroporto, sugerimos: 675I - Terminal João Dias

  • 12. Como faço para chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos?

    Existem as seguintes opções de itinerários para o Aeroporto de Guarulhos:


    Por linhas de trem da CPTM

    1)Expresso Aeroporto Embarque pela estação Luz sentido Aeroporto-Guarulhos. Saída todos os dias, das 5h00 à meia-noite, de hora em hora.

    2)Linha 13 - Jade Embarque pela estação Engº Goulart (transferência pela Linha 12 – Safira da CPTM). Saídas todos os dias, das 4h00 à meia-noite. Para conferir mais informações a respeito dos horários dos trens da CPTM para o Aeroporto, acesse: https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Aeroporto.aspx

    Por ônibus:

    Linha suburbana da EMTU: Embarque pelo terminal de ônibus norte do Tatuapé e pegue a linha 257

    Confira os horários de saídas e itinerário detalhado acessando o link: https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/pelo-numero-da-linha.fss?numlinha=257&pag=buscanumero.htm

    Airport Bus Service (ônibus executivo):

    - 258 – Aeroporto de Congonhas

    - 316 – Circuito de Hotéis

    - 472 – Terminal Rodoviário Barra Funda

    Para mais informações sobre o itinerário das linhas executivas, acesse o link: https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/airport-bus-service.fss

  • 13. Como faço para fornecer produtos e serviços ao Metrô?

    No link Licitações, há o procedimento para o cadastro de fornecedores, avisos e editais. Informações complementares podem ser obtidas no Departamento de Licitações pelo telefone: 0XX11-3291.5435

  • 14. Como faço para montar uma loja nas estações do Metrô?

    Para uso de espaço comercial no Metrô favor acessar o link: http://www.metro.sp.gov.br/negocios/comercio.aspx.

    Também pode entrar em contato com a gerência responsável pelo do e-mail: comercial@metrosp.com.br ou pelos telefones: (11) 3291-3929.