Skip to main content

Estação República contará com unidade de prevenção ao HIV

Inauguração será amanhã, quarta-feira, dia 7, às 9h 

Os passageiros do Metrô, a partir desta quarta-feira, 7, contarão com mais um importante serviço ligado à saúde pública. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Companhia do Metrô, inaugurará às 9h na estação República, na Linha 3-Vermelha, a Estação Prevenção, que vai ofertar profilaxias pré ou pós-exposição ao HIV (PrEP ou PEP). 

Localizada no mezanino da estação República, após as catracas, a unidade funciona de terça à sábado, inclusive feriados, das 17h às 23h. Com uma estrutura diferenciada, a Estação Prevenção contará com três consultórios para serviços como orientações e início das profilaxias pré ou pós- exposição ao vírus (PrEP ou PEP), recepção e uma sala de coleta para testagem rápida de HIV. Haverá também entrega dos medicamentos a quem já tiver prescrição e da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para HIV. Nesses casos, durante o atendimento médico as pessoas receberão as orientações para realização dos exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamento a um dos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids para seguimento ambulatorial.  

Insumos gratuitos como, por exemplo, camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits autoteste para HIV (que permitem que os interessados façam o teste em suas residências) estarão disponíveis.     

Por meio do programa Metrô Social, a Companhia do Metrô vem formando parcerias visando dotar as estações de equipamentos e promover atividades que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. 

São Paulo, 6 de junho de 2023