Metrô oferece ações de saúde e empregabilidade em estações de São Paulo

Coordenadoria de IST/Aids e CATE/ADE SAMPA se unem em ações gratuitas nas estações Santana, Bresser-Mooca e Ana Rosa

São Paulo, 31 de maio de 2023 – O Programa Metrô Social, em colaboração com a Coordenadoria de IST/Aids e o CATE/ADE SAMPA, proporcionará ações gratuitas em três estações do Metrô de São Paulo a partir desta quinta-feira (01/06).

SAÚDE

Na Estação Santana e Bresser-Mooca, no dia 1/06, das 13h às 17h, será realizada a ação de PrEP na Rua, que tem como objetivo prevenir a infecção pelo HIV. PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Significa tomar medicamento anti-HIV de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição. É um novo método de prevenção ao HIV que está sendo disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

EMPREGO/EMPREENDEDORISMO

Nos dias 1 e 2/06, das 9h às 16h, a estação Ana Rosa, conexão entre as Linhas 1-Azul e 2-Verde, recebe ação do CATE e ADE SAMPA para cadastro e encaminhamento para vagas de emprego. A iniciativa é uma oportunidade para os passageiros se conectarem com o mercado de trabalho e de empreendedorismo, além de auxílio para carteira digital. Os interessados em empreendedorismo receberão atendimento para tirar dúvidas sobre formalização de documentos, além de informações sobre os cursos e programas gratuitos que são oferecidos pela ADE Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento).

O CATe é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo que oferece oficinas voltadas para a inclusão no mercado de trabalho. Além de formação e orientação ao Microempreendedor Individual (MEI), a ação também auxilia na inscrição da carteira digital e no saque do seguro-desemprego. A ADE Sampa visa ajudar pessoas que têm interesse em abrir um negócio, tirando dúvidas sobre formalização para Microempreendedor Individual (MEI), além de oferecer cursos gratuitos sobre empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios.

SOBRE O METRÔ

A rede de metrô de São Paulo é a maior do Brasil, composta por 104,4 km e 91 estações, divididas em seis diferentes linhas totalmente integradas à rede de trens, com conexões gratuitas, onde o passageiro tem acesso a 23 municípios por uma tarifa única de R$ 4,40.

Para ampliar os benefícios gerados pelo metrô, o Governo do Estado de São Paulo executa neste momento obras que vão acrescentar 34,1 km à rede, com a ampliação das linhas 2-Verde e 15-Prata, além da implantação das linhas 6-Laranja e 17-Ouro.

Somado a isso, está em andamento o desenvolvimento de projetos para a implantação de mais 48 km com as linhas 19-Celeste e 20-Rosa, além de licitações em curso para contratar os projetos das linhas 16-Violeta (Oscar Freire – Cidade Tiradentes) e 22-Marrom (Sumaré – Cotia) que juntas terão 60,9 km.