Operação será ininterrupta de sexta-feira (13) até segunda-feira (16) para atender os foliões; ônibus gratuitos partirão das estações Tietê e Barra Funda para o Sambódromo do Anhembi
O Metrô de São Paulo preparou uma operação especial para atender os passageiros durante o Carnaval, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, com funcionamento ininterrupto, reforço operacional, ampliação da segurança e oferta de ônibus gratuitos para o Sambódromo do Anhembi. A ação tem como objetivo garantir mobilidade, conforto e segurança aos foliões durante os dias de maior movimento na capital.
Na madrugada de sexta-feira (13) para sábado (14), o sistema funcionará em operação 24 horas, com as estações Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha, abertas para embarque e desembarque. As demais estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecerão abertas apenas para desembarque, sendo permitida a realização de transferências entre todas as linhas de metrô durante a madrugada.
Já na madrugada de sábado (14) para domingo (15), volta a ser implantada a operação 24h, mas com todas as estações do Metrô abertas para embarque e desembarque ao longo da madrugada. Também será possível realizar transferências para as linhas operadas pelas concessionárias das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Já na virada de domingo (15) para segunda-feira (16), a operação especial de Carnaval, com funcionamento 24 horas, será retomada nos mesmos moldes da sexta-feira: com embarque durante toda a madrugada permitido apenas nas estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, enquanto as demais estações funcionarão exclusivamente para desembarque, mantendo-se as possibilidades de transferência entre todas as linhas.
Acessos nas estações e ida ao Anhembi
Para facilitar o acesso ao Sambódromo do Anhembi, ônibus do serviço Atende, da Prefeitura, serão disponibilizados gratuitamente, partindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, a partir das 18h e durante todo o período dos desfiles, com partidas frequentes conforme a demanda.
Reforço de funcionários das estações e de segurança
A operação especial contará ainda com reforço no quadro de funcionários das estações, segurança e tráfego, ampliação do efetivo nas bilheterias e nas máquinas de autoatendimento, plantão técnico permanente, monitoramento em tempo real pelo Centro de Controle de Segurança e utilização de drones para acompanhamento do movimento dos foliões. Também haverá reforço na limpeza, instalação de lixeiras extras, disponibilização de kits de primeiros socorros e posicionamento estratégico de viaturas em estações próximas aos principais pontos de concentração de público.
Além disso, serão implantados bolsões de segurança, direcionadores de fluxo e acessos específicos para entrada e saída nas estações mais envolvidas com os eventos, especialmente na região central e em áreas próximas aos desfiles e blocos carnavalescos. Todas as ações foram planejadas em conjunto com os organizadores do Carnaval e os órgãos de segurança pública, garantindo integração operacional e rápida resposta a eventuais ocorrências.
Comunicação com o passageiro
Durante todo o período de Carnaval, os passageiros contarão com ampla comunicação operacional por meio de banners, sistema de som, TV Minuto, painéis digitais, site, redes sociais e Central de Informações.
Caso o passageiro observe algum comportamento inadequado pode colaborar com o Metrô fazendo a denúncia diretamente a um funcionário ou, se preferir, enviando uma mensagem de texto para o número do SMS-DENÚNCIA (9 7333-2252) ou pelo aplicativo MetrôConecta (Android e iOS). Para esclarecer eventuais dúvidas ou obter informações sobre a operação do Metrô, o passageiro pode entrar em contato com a Central de Informações do Metrô, que atende diariamente das 5h à meia-noite, pelo telefone 0800-770-7722.