Skip to main content

Metrô conclui concretagens em tempo recorde

Operação contínua nos dois canteiros marca o avanço de mais uma etapa estratégica do projeto de ampliação da linha

São Paulo, 31 de julho 2025 – Na última semana de julho, o Metrô de São Paulo executou mais uma importante etapa nas obras civis de ampliação da Linha 2-Verde ao realizar a concretagem do túnel sul da futura estação Santa Isabel, que ocorreu nesta quarta-feira (30), em operação ininterrupta, totalizando 12 horas de atividade contínua.

A operação ocorreu no túnel sul do canteiro de obras da estação, onde a concretagem iniciou às 6h da quarta-feira (30) e encerrou as atividades perto das 18h no mesmo dia. Essa fase de construção demandou cerca de 380 m³ de concreto, que foi lançado ininterruptamente.

Já no último sábado (26), foi executada a concretagem da futura Estação Anália Franco, também parte do trecho de expansão da Linha 2-Verde. A operação, que teve início às 06h e encerrou pouco antes das 22h, durando menos de 24 horas, envolveu o lançamento ininterrupto de aproximadamente 750 m³ de concreto — o equivalente a 94 betoneiras — e marcou mais um avanço significativo nas obras.

A complexidade das operações exigiu um planejamento logístico robusto, com interdições viárias, suporte das equipes para garantir a fluidez do trânsito e medidas rigorosas de segurança e mitigação de impactos à comunidade.

Conheça as novas estações da linha 2-Verde

A futura estação Anália Franco, prevista para 2027, terá 28 mil m² para receber uma demanda projetada de 13 mil passageiros por dia. Com aproximadamente 40 metros de profundidade, a estação terá seis níveis internos – contando com a plataforma de embarque e mezaninos –, com 23 escadas rolantes, oito elevadores e outros elementos de acessibilidade.

Já a estação Santa Isabel, prevista para 2028, foi projetada com 12 mil m², cerca de 40 metros de profundidade, além de contar com sete níveis, quatro elevadores e 21 escadas rolantes. Ao todo, a estação tem capacidade para receber 13,2 mil passageiros diariamente.

Linha 2-Verde em expansão

O projeto de ampliação da linha contempla a ligação entre as estações Vila Prudente e Penha (Linha 3-Vermelha), com 8,3 km de extensão, sendo 8 km destinados à operação, oito novas estações e a incorporação de 22 trens adicionais. Esse novo trecho deverá beneficiar cerca de 1,2 milhão de passageiros que utilizarão a linha diariamente.

A primeira fase da expansão da Linha 2-Verde tem conclusão prevista para 2027, conectando Vila Prudente à Vila Formosa. Já a segunda etapa, que estenderá o trajeto até a Penha, está programada para ser entregue em 2028.