O Metrô de São Paulo finalizou as escavações do trecho sul do túnel de interligação entre as estações Consolação, na Linha 2-Verde, e Paulista, na Linha 4-Amarela. Com cerca de 8 metros de extensão e 7,42m de diâmetro, a seção escavada, sentido Consolação, por baixo da via 1 da Linha 2-Verde, resultou em cerca de 180 metros cúbicos de terra retirada.
No trecho norte do túnel, sentido Paulista, cerca de 47% das escavações já foram realizadas, com 1.520m³ de terra removida. Ao todo, aproximadamente 50% das obras civis de toda a extensão do túnel, com 90 metros, avançaram, com mais de 4 mil m³ de terra sendo retirada, além da aplicação de 880 m³ de concreto e 52 toneladas de aço.
Desafios da Obra
A obra, localizada no encontro das avenidas Paulista e Consolação, uma das áreas mais movimentadas de São Paulo, enfrenta desafios devido ao espaço reduzido e às restrições para movimentar equipamentos pesados, exigindo planejamento rigoroso. As escavações são feitas a partir de um poço de 31,5 metros de profundidade na Avenida Paulista, entre as ruas Consolação e Bela Cintra, que futuramente servirá para ventilação e exaustão do novo túnel
O túnel é escavado pelo método NATM (Método Austríaco de Túnel), que permite maior flexibilidade para lidar com diferentes condições geológicas. Antes da escavação, é feito o tratamento do maciço na periferia e na face do túnel para reduzir riscos, com monitoramento por instrumentação para avaliar o comportamento do solo e das estruturas vizinhas. Depois. o túnel é escavado em pequenos avanços e, em seguida, recebe suporte imediato, que é composto por concreto projetado, cambotas e tela.
Guindaste, autobetoneira, geradores, compressores, caminhão basculante e caminhão Munck, bombas de projetado, bomba à vácuo, escavadeira hidráulica e perfuratriz elétrica são alguns dos maquinários pesados utilizados. No total, mais de 80 pessoas estão envolvidas com os trabalhos.
Nova Conexão
Além de melhorar a fluidez entre as duas estações, o novo túnel complementa ações anteriores para otimizar a transferência de passageiros.
Outra melhoria já entregue foi o novo acesso da Rua Bela Cintra à estação Paulista, inaugurado em junho de 2023, beneficiando diariamente cerca de 17 mil passageiros.