A partir das 20h do sábado (9) e durante todo o domingo (10) trens irão circular com redução de velocidade e maiores intervalos
São Paulo, 07 de agosto de 2025 – Neste final de semana, a operação dos trens na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo será alterada devido às obras de interligação com a Linha 4-Amarela. A partir das 20h do sábado (9) e durante todo o domingo (10), os trens circularão em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação, ocasionando maior intervalo entre composições e velocidade reduzida em toda a linha.
A estratégia será adotada para garantir a segurança durante a escavação do túnel sul, com 7,3 metros de extensão, que vai conectar a estação Consolação (Linha 2-Verde) à futura conexão com a Paulista (Linha 4-Amarela). A escavação do túnel norte, com 75 metros de comprimento e sentido estação Paulista, também está em andamento.
A recomendação para os passageiros que não têm a Linha 2-Verde como destino final é utilizar rotas alternativas. Usuários da Linha 4-Amarela podem se transferir para a Linha 3-Vermelha pela estação República e para a Linha 1-Azul pela estação Luz. Já os que vêm pela Linha 5-Lilás têm a opção de fazer integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Para quem se dirige à Linha 15-Prata, no entanto, será necessário usar a Linha 2-Verde.
Novo túnel deve agilizar transferências
Com capacidade estimada para até 18 mil passageiros por hora, o novo túnel subterrâneo promete desafogar o fluxo de pessoas entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. A atual interligação passará a funcionar em sentido único, o que deve reduzir congestionamentos e tornar as conexões mais rápidas.
A escavação é feita pelo método NATM (Método Austríaco de Túnel), adequado para diferentes condições geológicas. O túnel parte de um poço com 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, o local também será usado para ventilação e exaustão do túnel.
A obra está a cargo do Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail. O investimento é de R$ 70 milhões e a entrega está prevista para 2026.