Skip to main content

Tatuzão conclui 1ª etapa de escavações da expansão da Linha 2-Verde

Tuneladora será desmontada e levada para Penha, onde inicia nova etapa da obra

O maior tatuzão da América Latina concluiu, nesta sexta-feira (30), a escavação da primeira fase da expansão da Linha 2-Verde do Metrô. A máquina chegou ao poço Falchi Gianini, último ponto antes da estação Vila Prudente, encerrando um trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos.

Nesse caminho, a tuneladora passou pelas futuras estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, além do Complexo Rapadura e seus poços de ventilação. Ao todo, foram retirados 394 mil m³ de terra e instalados 2.456 anéis de concreto que revestem os túneis.

Agora, a máquina — batizada de Cora Coralina — começa a ser desmontada no próprio poço. O processo deve durar até 180 dias. As peças serão içadas e transportadas para o canteiro da futura estação Penha, onde a tuneladora dará início à segunda fase da obra, no sentido do Complexo Rapadura.

A expansão da Linha 2-Verde está dividida em duas fases. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, contará com quatro novas estações e previsão de entrega em 2027. A segunda, de Vila Formosa até Penha, terá mais quatro estações, com conclusão prevista para 2028.

Com 100 metros de comprimento, 2.500 toneladas e uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, Cora Coralina é a maior tuneladora em operação na América Latina, capaz de escavar e revestir até 15 metros por dia.

O projeto de expansão da Linha 2-Verde, que recebe investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, prevê 8,3 km de vias e oito novas estações. A ampliação vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas por dia, além de facilitar conexões com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral e, no futuro, a 16-Violeta, distribuindo melhor os passageiros e trazendo mais conforto para quem utiliza o transporte sobre trilhos na cidade.