O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo está totalmente montado e pronto para iniciar a fase de testes estáticos. Com capacidade para 616 passageiros, o trem traz uma grande inovação: um conjunto de baterias que lhe dá autonomia para percorrer 8 km com energia própria. “É como se fosse uma subestação ambulante. Temos 20 sistemas embarcados nesta composição”, explica Roberto Torres, gerente do empreendimento da Linha 17-Ouro.
A composição, que será movida por um sistema automático (UTO) e controlada por tecnologia de monitoramento e sinalização de ponta, promete maior eficiência, conforto e segurança. O trem possui sistema de sinalização e controle CBTC, que reduz o intervalo entre as composições.
A nova unidade traz o “estado da arte” em tecnologia metroferroviária: ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de detecção de incêndio, iluminação LED, mapas dinâmicos, bancos ergonômicos, sistema de comunicação audiovisual, entre outros.
A segunda composição chegará ao Brasil ainda em 2024 e os demais 12 ao longo de 2025. Todos os trens da frota foram adquiridos junto à BYD Skyrail e foram exclusivamente produzidos para a nova linha de monotrilho.
A Linha 17-Ouro ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte, com previsão de operação em 2026 e capacidade para transportar 90 mil passageiros diariamente.