Skip to main content

Em parceria com o Governo de SP, o Metrô está apoiando a distribuição de autotestes de HIV durante o carnaval

Ação acontece nos dias 2 e 8 de fevereiro nas estações Tietê e Jabaquara

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Metrô, está promovendo uma importante ação de prevenção contra o HIV e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) durante o período de Carnaval. Nos dias 2 e 8 de fevereiro, das 10h às 15h, a iniciativa estará presente nas estações Portuguesa-Tietê e Jabaquara, da Linha 1-Azul.

A campanha oferece autotestes de HIV para os passageiros, além de fornecer orientações sobre o exame e distribuir preservativos externos e internos. No dia 2 de fevereiro, na estação Portuguesa-Tietê e, da Linha 1-Azul, 15 profissionais estarão disponíveis para orientar sobre prevenção das ISTs e oferecer recomendações sobre o exame, incluindo informações sobre sua utilização correta e os procedimentos a serem seguidos em caso de resultado positivo.

Já no dia 8 de fevereiro, a ação continua na estação Jabaquara, onde 20 profissionais estarão divididos em duas mesas, oferecendo testes rápidos para HIV e sífilis. Todos os resultados serão entregues de forma individualizada por profissionais de saúde em espaços reservados, garantindo privacidade aos participantes.

Em virtude da campanha de prevenção, através da parceria com o Programa de DST/Aids do Município de São Paulo, o Metrô disponibilizará displays contendo preservativos masculinos e femininos, desta forma, o acesso aos métodos preventivos estarão à disposição dos passageiros. Esta ação está presente nas estações Tucuruvi, Jabaquara e Paraíso, da Linha 1- Azul, Consolação e Tamanduateí, da Linha 2- Verde, Tatuapé, Brás, República, Corinthians-Itaquera, Sé e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3- Vermelha, Sapopemba e São Mateus, da Linha 15- Prata.

O Metrô de São Paulo é um dos apoiadores desta iniciativa, que tem como objetivo incentivar a conscientização e hábitos preventivos, oferecendo suporte e aconselhamento para todos que participarem da ação.

SERVIÇO: Ação de conscientização sobre o HIV no Carnaval

Data: 2 e 8 de fevereiro

Horário: 10h às 15h

Locais: estações de Metrô Portuguesa-Tietê e Jabaquara, Linha 1-Azul.

São Paulo, 1° de fevereiro de 2024