Em lembrança ao aniversário do artista e ao mês da Consciência Negra, o Metrô de São Paulo e a Associação Museu Afro Brasil promovem a ativação da escultura “A Roda”, na Estação Palmeiras-Barra Funda, levando ao público um pouco do legado de Emanoel Araújo
O Metrô de São Paulo, em parceria com a Associação Museu Afro Brasil, está realizando a ativação da escultura “A Roda”, do renomado artista Emanoel Araújo. A obra, que faz parte do Acervo de Arte Contemporânea do Metrô, está instalada no mezanino da Estação Palmeiras-Barra Funda.
Sobre o artista Emanoel Araújo
Nascido em Santo Amaro da Purificação, Bahia, Emanoel Alves de Araújo transitou por inúmeros setores artísticos, foi escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravurista, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Sua arte atemporal carrega a herança africana herdada pelos brasileiros, por meio de cores vivas, texturas e formas geométricas.
Contribuindo com brilhantismo por 81 anos, Emanoel faleceu em 7 de setembro de 2022, em São Paulo.
Sobre a Obra
Araújo usa cores para conferir leveza a objetos de grande volume. É o caso dessa peça, que ainda transmite uma ideia de movimento com suas formas circulares vazadas nos três elementos unidos que formam a escultura. A obra, feita inteiramente em aço, está instalada no mezanino da estação Palmeiras- Barra Funda do Metrô, possuindo 3 metros de altura e 9 metros de largura.
Em homenagem ao aniversário de Emanoel Araújo, que seria amanhã, dia 15 de novembro, a escultura receberá uma placa informativa. Para celebrar o legado desse grande artista e o mês da Consciência Negra, a iluminação da obra será especial durante a noite de hoje (14), até amanhã (15).