Exposições, atividades educativas e workshops destacam a expressão artística e a história dos corpos negros na contemporaneidade
Durante esta semana, o Metrô de São Paulo se torna palco de diversas atividades artísticas e exposições. Confira os eventos que acontecem nas estações:
Exposição “Tridimensionais – Indígenas Azuis” por Crânio. Em comemoração aos 50 anos do movimento Hip Hop, a estação Sé recebe a mostra do artista com esculturas que retratam as emblemáticas figuras indígenas azuis. As obras abordam questões contemporâneas como o consumismo, a busca pela identidade e a preservação do meio ambiente. A exposição estará em cartaz de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2023, e oferece uma oportunidade ao passageiro de apreciar a expressão artística de Crânio em uma nova dimensão.
Exposição “Retomada – Linhas Negras” na estação Trianon-MASP: Na Linha 2-Verde, a exposição apresenta 19 registros fotográficos do fotógrafo Ale Catan, retratando os artistas Barroso, Julianna Gerais, Thainá Duarte e Laian Lara. O projeto busca criar um novo imaginário sobre a história e trajetória de corpos negros na contemporaneidade. A exposição estará em cartaz de 16 de novembro a 16 de dezembro.
*Exposição “A Roda”* de Emanoel Araújo ,na Estação Palmeiras-Barra Funda, na terça-feira(14): Em parceria com a Associação Museu Afro Brasil, o Metrô promove uma ativação da obra “A Roda”, do renomado artista Emanoel Araujo. A obra receberá uma placa em homenagem ao artista, que completaria 83 anos no dia 15 de novembro.
*Exposição “Cansei”* por Larissa Isis na estação Tatuapé: Como parte das ações em referência ao Mês da Consciência Negra, a artista Larissa Isis apresenta o projeto fotográfico “Cansei”. A exposição traz 20 registros fotográficos de depoimentos protagonizados por mulheres negras, expondo situações cotidianas de racismo. A mostra estará em exibição de 16 de novembro a 16 de dezembro.
*Atividade educativa* “Academia do Funk” com Renata Prado na estação Corinthians-Itaquera: Em parceria com o Sesc Belenzinho, a Linha da Cultura traz o workshop “Academia do Funk” com a dançarina e professora de funk Renata Prado. O objetivo é apresentar, de forma positiva, a cultura do funk para passageiros de todas as idades. O evento acontecerá na sexta-feira (17), das 17h às 20h.
O Programa Linha da Cultura do Metrô de São Paulo busca disseminar a cultura urbana e promover encontros entre diferentes públicos. Não perca a oportunidade de vivenciar a arte e a cultura nas estações do Metrô de São Paulo.
São Paulo, 13 de novembro de 2023