Skip to main content

Metrô promove em suas estações inclusão para a comunidade LGBTQIAPN+ orientação sobre a prevenção ao HIV/AIDS, oportunidades de empregos e empreendedorismo 

Passageiros recebem orientações nas estações sobre cidadania e oportunidades de trabalho

O Metrô de São Paulo, por meio do Programa Metrô Social tem como objetivo promover ações sociais e de cidadania em parceria com diversas instituições para beneficiar os passageiros, todas as ações são gratuitas e contam com profissionais capacitados para prestar os atendimentos.

CIDADANIA

A ação ocorrerá na quinta-feira (13), das 13h às 18h, na área externa da estação Santos-Imigrantes, Linha 2-Verde. A equipe estará presente em uma Unidade Móvel de Cidadania LGBTIQIAPN+ (Van), oferecendo informações e suporte para a comunidade. A iniciativa visa combater a violência, intolerância e discriminação contra a população LGBTIQIAPN+, além de promover a cidadania dessas pessoas em toda a Zona Sul.

Já na estação Paraíso, conexão entre as Linha 1-Azul e 2-Verde, também na quinta-feira (13), das 10h às 15h, o Programa Metrô Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde por meio do Centro de Referência e Treinamento – Programa Estadual de IST AIDS, os passageiros terão acesso a autotestes de HIV/AIDS, insumos de prevenção de PrEP e PEP, preservativos externos (masculinos) e internos (femininos) e gel lubrificante. A ação tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção combinada do HIV/AIDS, disponibilizando informações e materiais educativos.

EMPREGO/EMPREENDEDORISMO

O Programa Metrô Social, em parceria com o CATE “Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo” e a ADE SAMPA “Agência São Paulo de Desenvolvimento”, realizará uma ação de empregabilidade externa na estação Guilhermina-Esperança, Linha 3-Vermelha, na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14), das 9h às 15h. Durante a ação, o CATE oferecerá cadastramento e encaminhamento para vagas de emprego, auxílio na elaboração de currículos e informações sobre a carteira de trabalho digital. Já a ADE SAMPA estará disponível para atender e fornecer suporte aos microempreendedores, informando sobre cursos e programas gratuitos oferecidos.

São Paulo, 12 de julho de 2023