Parceria com a iniciativa privada prevê a geração de energia de fontes incentivadas e renováveis, trazendo economia e redução de custos com encargos setoriais
O Metrô de São Paulo lançou nesta quarta-feira (12), o edital de Chamada Pública para a autoprodução de energia elétrica. O projeto prevê a parceria com o setor privado, para gerar cerca de 20% a 40% da energia utilizada na operação de suas linhas, por meio de fontes incentivadas e renováveis, ampliando o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a busca pela redução de custos.
As empresas interessadas deverão apresentar propostas de arranjos jurídicos e regulatórios, por meio de contrato de parceria, e que possibilitem, ao mesmo tempo, o enquadramento do Metrô como autoprodutor de energia elétrica e a garantia de estabilidade de preço no longo prazo, assim como a redução de custos com encargos setoriais.
Os gastos com energia elétrica são expressivos para o Metrô, considerando que a empresa é responsável pela operação e manutenção das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, contemplando 63 estações e 71,5 km de extensão. A operação dessa estrutura demanda cerca de 50 MW médios de energia, que atualmente é adquirida no mercado livre de energia.
São Paulo, 12 de julho de 2023