Skip to main content

Arte e Inclusão são destaques na agenda cultural do Metrô na próxima semana

Exposições podem ser visitadas das 4h40 à meia-noite diariamente 

A partir deste sábado (1), a exposição “Sagrada Inclusão” estará disponível na sala MAS-Metrô, espaço cultural da estação Tiradentes, na Linha 1-Azul. São 30 quadros produzidos por alunos da Associação dos Amigos e da Criança Autista (AUMA) após visitas feitas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) entre 6 e 15 de junho.  

Uma parceria entre AUMA, MAS e o Metrô de São Paulo possibilitou a exposição destas obras que aliam Arte e Inclusão e que estará disponível até o dia 3 de agosto. 

“Exposição de uma foto só”, de Lulu Ferreira, é a atração na estação  

Marechal Deodoro, da Linha 3-Vermelha, disponível para visualização a partir de segunda-feira (3).   

Como diz o título, Lulu Ferreira expõe uma única foto captada por uma câmera analógica doméstica. A criativa fotografia se distancia das fotografias feitas digitalmente. Por meio de QR codes na imagem, os passageiros poderão tentar identificar qual local a foto apresenta.   

A partir de terça-feira (4), a exposição “Redescobrindo SP”, de Jean Rosa e Mavinho Acoron, estará disponível no Espaço Cultural da estação Clínicas, da Linha 2-Verde. A obra contém 20 imagens com intervenções digitais, sendo que três delas são imagens de obras do Acervo Permanente de Arte Contemporânea do Metrô.  

Exposições que chamaram a atenção do público em junho serão mantidas para receber novos visitantes em julho: “São Paulo Companhia de Dança – 15 anos”, na estação Luz, “O passado me trouxe até aqui”, por Ida Feldman, na estação Sé, e “Pelé”, na estação Paraíso, seguem até segunda-feira (3).   

A exposição “Pôsteres”, de Tomaso Marcolla, estará disponível para visualização até 18 de julho, na estação Trianon-MASP. Em Corinthians-Itaquera, a exposição “Flores da Batalha”, feita por Sérgio Vaz, fica disponível até dia 22 de julho, e a exposição “Skate invade a cidade”, por Laura Dias, fica disponível até 23 de julho. Na estação Clínicas, haverá a exposição “Metrô: 55 anos de fundação”, até 24 de julho; na estação República, e “Entre vagões”, por Clarice Muriel Braguin, até 27 de julho.   

Avançando no mês de agosto, “Redescobrindo SP”, por Jean Rosa e Mavinho Acoron, ficará na estação República até o dia 3 de agosto. As exposições “Senna: busque sua verdade”, na estação República, e a vitrine cultural com o capacete do piloto Ayrton Senna, na estação São Bento, vão até 16 de agosto.   

Até o dia 11 de setembro, os passageiros na estação Marechal Deodoro podem conhecer o figurino da personagem Giulietta, da Ópera “Os Capuletos e os Montéquios”, de Vincenzo Bellini. A peça foi exibida no Teatro São Pedro.  

Aos interessados, o Metrô mantém as exposições permanentes “Vila multicultural – Bom Retiro, São Paulo” e “Um lugar entre Seul e São Paulo”, na estação Tiradentes; “Ipiranga: o bairro do grito!” na estação Alto do Ipiranga; “São Paulo: o cúmulo do samba”, na estação Vila Prudente.; a vitrine de Ikebana, com arranjos florais típicos do Japão, na estação Japão-Liberdade; e “Metrô Sustentável”, na estação Tatuapé.   

Vale a pena conferir Arte e prestigiar a Inclusão entre uma viagem e outra! 

São Paulo, 30 de junho de 2023