Artista Laura Dias, autora da mostra, vai participar da abertura da exposição e conversar com os passageiros
Uma exposição fotográfica sobre um popular esporte urbano promete chamar a atenção dos passageiros da estação República (Linha 3-Vermelha). Na próxima quarta-feira (21), a mostra “Skate invade a cidade”, entra em cartaz com a presença da artista Laura Dias no mezanino da estação para conversar com os passageiros entre 18h e 20h.
A exposição foi feita em alusão ao Dia Mundial do Skate, celebrado no próprio dia 21, e contará com 19 foto-colagens digitais que misturam arte urbana, tropicalidade e a cultura do skate, em imagens e áudios, destacando a trajetória do esporte, que entrou para o rol dos esportes olímpicos em 2020, depois de conquistar um importante espaço na cultura popular urbana.
Mais cultura pelo sistema metroviário
Na terça-feira (20), o Espaço Cultural da estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha) recebe a exposição “Tito e Maria todo dia”, da fotógrafa Tati Abreu. A mostra contém registros de momentos singelos da infância dos filhos de Tati, Tito e Maria. Maria tem hoje 14 anos, Tito, 11 e Tati continua registrando o cotidiano de seus filhos.
Já na quinta-feira (22), o Espaço Cultural da estação Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha), vai receber a exposição “Flores da batalha”, de Sérgio Vaz. A mostra contempla a apresentação de vinte painéis com frases e poesias retiradas do livro do livro de Vaz e escolhidas pelo próprio.
Simultaneamente, painéis com as mesmas imagens e poesias podem ser vistos na estação Marechal Deodoro (Linha 3-Vermelha). Até o dia 28 de junho, nas estações citadas, a exposição fica disponível para visitas. Os textos do livro de Vaz, que teve prefácio assinado pelo cantor Emicida, relatam as dificuldades e as alegrias da vivência nas periferias de São Paulo.
Exposições que seguem em cartaz
Algumas exposições permanecem disponíveis aos passageiros durante o mês de junho. “Redescobrindo SP”, por Jean Rosa e Mavinho Acoron, na estação República; “São Paulo Companhia de Dança – 15 anos”, sobre a história da própria SPCD, na estação Luz (Linha 1-Azul); “O passado me trouxe até aqui”, por Ida Feldman, na estação Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha); e “Pelé”, na estação Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), seguem até 3 de julho. “Senna: busque sua verdade”, na estação República, e a vitrine cultural com o capacete do piloto Ayrton Senna podem ser visitadas até 16 de julho.
A exposição “Pôsteres”, de Tomaso Marcolla, estará disponível para visualização até 18 de julho, na estação Trianon-MASP (Linha 2-Verde). Na estação Clínicas (Linha 2-Verde), a mostra “Metrô: 55 anos de fundação” segue até 24 de julho. Na estação República, a atração é “Entre vagões”, de autoria de Clarice Muriel Braguin, instalada no local até 27 de julho.
Aos interessados, o Metrô mantém as exposições permanentes “Vila multicultural – Bom Retiro, São Paulo” e “Um lugar entre Seul e São Paulo”, na estação Tiradentes (Linha 1-Azul); “Ipiranga: o bairro do grito!” na estação Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde); “São Paulo: o cúmulo do samba”, na estação Vila Prudente (Linha 2-Verde); a vitrine de Ikebana, com arranjos florais típicos do Japão, na estação Japão-Liberdade (Linha 1-Azul); e “Metrô Sustentável”, na estação Tatuapé.
As exposições ficam disponíveis diariamente, durante o horário comercial, das 4h40 à meia-noite.
São Paulo, 19 de junho de 2023