Skip to main content

Metrô conclui na próxima terça-feira, 20, o remanejamento da adutora Rio Claro

Equipamento da SABESP foi modernizado em serviço necessário para construção da futura estação Santa Clara, uma das oito estações em obras na extensão da Linha 2- Verde na região leste da capital 

O Metrô, o Consórcio Construtor Linha 2- Verde e a SABESP concluem nesta terça-feira, 20 de junho, o remanejamento de 200 metros da Adutora do Rio Claro, equipamento que funciona no local desde 1939 e que atende diariamente mais de dois milhões de consumidores. Iniciado em janeiro deste ano, o remanejamento, e a modernização do revestimento da adutora, contou com o trabalho de 100 operários, 26 técnicos e 12 engenheiros em trabalhos ininterruptos, o que incluiu sábados, domingos e feriados. 

Esta próxima etapa do remanejamento acontece sob a Avenida Sapopemba. Os serviços serão iniciados às 21h da segunda-feira, 19, e a previsão é que sejam encerrados às 17h da terça-feira (20). A adequação da adutora é necessária para que a movimentação da tuneladora que construirá os túneis metroviários no subsolo da região, com continuidade das obras da estação Santa Clara, não afete o equipamento da SABESP, que tem mais de 80 anos, vindo a prejudicar o fornecimento de água para bairros da zona leste paulistana e de Santo André. Vale ressaltar que durante todos estes meses de serviço nenhuma ocorrência foi registrada. 

Quando a extensão remanejada da adutora estiver totalmente posicionada será realizada a interligação com o restante da tubulação existente para possibilitar a continuidade das obras da estação Santa Clara, mantendo o fornecimento ininterrupto de água para a população. 

Nos últimos dias, Metrô, Consórcio Construtor Linha 2- Verde e SABESP intensificaram a comunicação com os consumidores atendidos pelo funcionamento da adutora Rio Claro informando sobre esta etapa dos trabalhos, inclusive com recomendações para o uso consciente da água fornecida. 

Para mais informações sobre as obras, o Metrô conta com uma equipe de relacionamento com a comunidade que pode ser acessada pelo site www.metro.sp.gov.br (FALE CONOSCO) ou pelo telefone 3291-7436, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mantém agentes na região para orientar os motoristas e pedestres sobre eventuais alterações no trânsito. 

Benefícios futuros da extensão da Linha 2- Verde 

A ampliação da Linha 2-Verde, que ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, conta com a construção de mais 8,4 km de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e oferecerá mais conforto, melhorando a qualidade de vida dos passageiros ao facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas. A Linha 2- Verde vai ganhar capacidade de atendimento passando dos atuais 650 mil passageiros transportados por dia, em média, para mais de 1,1 milhão (de passageiros transportados por dia, em média). 

Com o novo trecho em funcionamento, também será possível reduzir a emissão de poluentes atmosféricos em quase 20 mil toneladas por ano, além de evitar o consumo anual de 9,7 milhões de litros de combustíveis fósseis. 

São Paulo, 19 de junho de 2023