Ações de saúde, engajamento social, como campanhas de conscientização e programas de inclusão, terão espaço no Metrô
São Paulo, 29 de maio de 2023 – A partir do dia 30/05, as estações Corinthians-Itaquera, Tucuruvi, Ana Rosa, Paraíso e São Joaquim do Metrô de São Paulo irão se transformar em um espaço de diversas ações sociais. Com o objetivo de levar informação, serviços e conscientização para a população, as estações serão ocupadas por iniciativas que abordam temas como saúde, cidadania e inclusão social. As atividades serão realizadas ao longo do dia e são abertas a todos os passageiros do Metrô.
AÇÃO DE SOLIDARIEDADE
O Serviço de Proteção Social a Criança e Adolescente Vítimas de Violência e outros órgãos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Metrô Social, realizará uma ação presencial no dia 30/05/2023 na estação Corinthians-Itaquera em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, também conhecido como \”18 de Maio\”. O objetivo é mobilizar a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes, com atividades de prevenção e divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100, serviço gratuito que funciona 24h. A ação contará com materiais informativos, serviços de atendimento, rede de proteção e canais para denúncias.
AÇÃO DE CIDADANIA
A Unidade Móvel de Cidadania LGBTQUIAP+ estará na estação Jardim São Paulo- Ayrton Senna da Linha 1-Azul, zona norte de São Paulo, no dia 30/05, das 11h às 16h, com atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação. A Unidade Móvel terá como viés promover a cidadania da população LGBTIQIAP+, oferecendo orientação jurídica, psicológica e de serviço social, além de acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e outras orientações. As pessoas serão atendidas por profissionais capacitados e quando necessário, terão encaminhamento para os órgãos competentes. Todo o atendimento é gratuito e de forma respeitosa.
AÇÃO DE SAÚDE
O Metrô Social apoia as ações de conscientização sobre o Dia Mundial Sem Tabaco nas estações do Metrô; alerta sobre os riscos associados ao uso de tabaco e cigarros eletrônicos. No dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, SPPT e CDD, irá promover ações de conscientização nas estações Ana Rosa, Paraíso e São Joaquim do Metrô. Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos associados ao uso de tabaco e cigarros eletrônicos, as ações incluirão a abordagem dos passageiros e a aplicação de testes como monoximetria e testes de fargestrom para avaliar a dependência de nicotina. As atividades serão realizadas das 10h às 16h em cada uma das estações e contarão com a presença de profissionais da saúde para orientar os passageiros sobre os malefícios do tabagismo e incentivar a busca por tratamentos para abandonar o vício.
SOBRE O METRÔ O Metrô de São Paulo tem investido em ações de engajamento social, como campanhas de conscientização e programas de inclusão, visando estreitar a relação com a comunidade e promover ações que beneficiem a população. Além disso, a empresa busca constantemente ouvir as demandas dos usuários e das comunidades ao seu entorno, buscando soluções para melhorar a experiência dos passageiros e contribuir para o desenvolvimento da região.