Skip to main content

Estações do Metrô recebem ações de educação, empregabilidade e empreendedorismo

Passageiros terão orientações de estágios e aprendizagem, trabalho e empreendedorismo, além de incentivos para a prática da leitura e realização de cursos técnicos 

São Paulo, 22 de maio de 2023 – Na estação Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha, do dia 22 ao dia 26, sempre das 12h às 18h, professores da Fatec Itaquera explicarão aos passageiros do Metrô quais são os cursos oferecidos gratuitamente pela unidade. A ação contará com representantes da Fatec conversando com os passageiros e da distribuição de material informativo.  

AÇÃO EDUCATIVA 

Na estação Tucuruvi, na Linha 1- Azul, na área paga, nos dias 23 e 24, das 11h às 16h, profissionais do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, atenderão jovens a partir de 14 anos interessados em realizar cadastramento para vagas de estágio e aprendizagem.  

No sábado, 27, para atender aos passageiros que gostam de uma boa leitura e estiverem embarcando ou desembarcando na estação Guilhermina-Esperança, na Linha 3- Vermelha, o BiblioSesc, a biblioteca móvel do Sesc permanecerá estacionada entre 10h e 16h ao lado da estação metroviária. A iniciativa visa incentivar a leitura por meio do empréstimo gratuito de livros, jornais e revistas. 

AÇÃO DE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO 

Nos dias 24 e 25, das 9h às 15h, na área externa da estação Ana Rosa, os passageiros poderão receber orientações e encaminhamento para vagas de emprego. Profissionais do CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) farão uma avaliação do perfil dos interessados, além de auxílio para carteira digital.  Outra entidade, a ADE Sampa estará pronta para ajudar pessoas que têm interesse em abrir um negócio, tirando dúvidas sobre formalização para Microempreendedor Individual (MEI), além de oferecer cursos gratuitos sobre empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios.  

Sobre o Metrô O Metrô de São Paulo é muito mais do que um meio de transporte eficiente e seguro. Ele é um importante agente de transformação social e cultural na cidade. Ao longo dos anos, o Metrô tem se engajado ativamente em projetos que valorizam a Arte, a Cultura e a Cidadania. Um exemplo disso é o programa de exposições de arte nas estações, que traz obras de artistas renomados para o convívio diário dos passageiros.