Skip to main content

Estações do Metrô recebem ações de saúde, solidariedade e cidadania

Passageiros terão acesso a coletas de sangue, orientações de direitos humanos para a comunidade LGBTQIAP+ e informativos contra câncer infanto-juvenil 

São Paulo, 19 de maio de 2023 – Na próxima segunda-feira, 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Abraço. E já virou tradição a parceria entre o Metrô de São Paulo e o ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil) nessa data, que visa conscientizar os passageiros sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A mascote Nino e voluntários do ITACI, que estarão na estação Clínicas no horário das 11h às 12h30, vão interagir com os passageiros e distribuir folhetos informativos. 

AÇÃO DE CIDADANIA 

A Unidade Móvel de Cidadania LGBTQIAP+ estará nas estações Armênia dia 22, das 11h às 16h, e no dia 23 no Carandiru, nas áreas externas ambas na Linha 1-Azul com atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação. A Unidade Móvel terá como viés promover a cidadania da população LGBTIQIAP+, oferecendo orientação jurídica, psicológica e de serviço social, além de acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e outras orientações. Todo o atendimento é gratuito e de forma respeitosa. 

AÇÃO DE SAÚDE 

Na estação Tatuapé, na Linha 3- Vermelha, nos dias 24 e 25, sempre das 9h às 16h a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular em parceria com o Banco de Sangue Paulista, fará coletas de sangue, procedimento realizado por profissionais do setor de Saúde.  

A ação tem por objetivo promover a conscientização da doação de sangue no Brasil, como uma forma de apoiar iniciativas e engajar as pessoas nesta causa nobre em prol da doação de sangue.  

SOBRE O METRÔ  

O Metrô de São Paulo é muito mais do que um meio de transporte eficiente e seguro. Ele é um importante agente de transformação social e cultural na cidade. Ao longo dos anos, o Metrô tem se engajado ativamente em projetos que valorizam a Arte, a Cultura e a Cidadania. Um exemplo disso é o programa de exposições de arte nas estações, que traz obras de artistas renomados para o convívio diário dos passageiros.