Skip to main content

Estações do Metrô recebem campanha “Janeiro Roxo” para alertar sobre os males da Hanseníase

Por meio de orientações, a campanha tem por objetivo facilitar a identificação de sinais e sintomas da doença que podem facilitar o diagnóstico médico e o tratamento

São Paulo, 16 de janeiro de 2023 –Nesta terça-feira (17), das 9h00 às 16h, nas estações Sacomã e Vila Prudente, na Linha 2-Verde, e Tatuapé, na Linha 3-Vermelha, serão realizadas ações da campanha anual de combate à Hanseníase. Representantes da Secretaria Municipal da Saúde disponibilizarão cartilhas com orientações sobre como identificar sinais da doença.

Janeiro é o mês intitulado como “Janeiro Roxo”, para conscientização sobre esta doença. Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para reforçar as campanhas educativas no país. A cor roxa, também escolhida na mesma época, tornou-se uma das marcas da campanha.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais e acarretar danos irreversíveis à saúde. A exclusão social também é um fator colateral da doença.

SERVIÇO:

Campanha de Orientação sobre a Hanseníase / Janeiro Roxo 2023

Data: 17/01

Horário: 9h00 às 16h
** Local: Sacomã e Vila Prudente (Linha 2-Verde) e Tatuapé (Linha 3-Vermelha)