Metrô conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Honraria foi outorgada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

São Paulo, 13 de dezembro de 2022 – Em reconhecimento às iniciativas da Companhia do Metrô para promover a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho, a Companhia recebeu na última sexta-feira (9), o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, um prêmio concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Entre 130 projetos inscritos por empresas dos mais diversos setores, o Metrô ganhou o selo na categoria “Pessoa Idosa”.

Metrô sempre pioneiro

O compromisso da Companhia com a promoção da segurança para os passageiros, em especial aos que buscam acessibilidade, não é novidade. Em 3 de dezembro, de 2002, vinte anos atrás, a estação Marechal Deodoro foi a primeira a ter implantado um piso tátil para auxiliar o deslocamento autônomo de pessoa cega ou com baixa visão. Na época era um tipo de superfície inédita no Brasil. Um fabricante de pisos de borracha assumiu o desafio de produzir pequenos lotes de pisos de borracha que seriam testados por voluntários associados a entidades de atendimento que auxiliam esse público. A instalação foi realizada dois anos antes da publicação Decreto Federal Nº 5.296, que estabelecia que todos os prédios e veículos públicos deveriam seguir as diretrizes de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Durante a implantação, os funcionários devidamente capacitados auxiliavam os passageiros com deficiência visual a como utilizar o piso tátil. De acordo com a pesquisa de avaliação dos serviços do Metrô, essa e outras adequações são amplamente aceitas pelo público passageiro e até outubro desse ano foram realizados, em média, 23 mil atendimentos por mês.

No dia 13 de dezembro, vale ressaltar, é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, data criada para marcar a luta pela inclusão destas pessoas e chamar a atenção da população em geral para a causa.