Doadores podem realizar agendamento prévio pelo app Um Só Sangue
São Paulo, 24 de novembro de 2022 – Nesta sexta feira (25), das 9h às 17h, quem passar pela estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, terá oportunidade de praticar um gesto nobre que ajudará a salvar vidas. Em homenagem ao “Dia Nacional do Doador de Sangue”, a ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular), em parceria com o Banco de Sangue Paulista, pertencente ao Grupo H.Hemo e o Metrô de São Paulo, por meio do Programa Metrô Social, promovem a campanha “Um Só Sangue”.
"A ação tem como objetivo aumentar os níveis dos estoques de bolsas de sangue, que ficou ainda mais crítico em função da pandemia", relata o Dr. Dante Langhi Jr., presidente da ABHH. No Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue regularmente, média muito abaixo do necessário para atender à demanda de sangue em hospitais do sistema público e privado e que também não alcança a marca estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3%.
Para evitar aglomerações e garantir a segurança de todos, os interessados em colaborar com esta ação podem realizar um agendamento prévio. Caso não seja possível, os doadores passarão por triagem na estação Tatuapé. Para fazer o agendamento, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo “Um Só Sangue”, disponível para os sistemas iOS e Android, e selecionar a ação de doação no Metrô Tatuapé em "Agende a sua doação".
Para doar sangue é necessário que o doador tenha idade entre 16 e 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese, no mínimo, 50 quilos. No dia da doação, é preciso ter dormido pelo menos seis horas, estar alimentado, mas não ter ingerido alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas antes da doação e apresentar documento oficial com foto emitido por órgão oficial. Todos os tipos de sangue são necessários e aceitos.