Enfermeiros do Incor e Samu vão usar manequins para simular atendimento em vítima de parada cardiorrespiratória
São Paulo, 9 de novembro de 2022- A estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha, recebe nesta quinta-feira (10) uma ação educativa do Metrô com o Instituto do Coração (InCor) com sessões práticas de treinamento para socorrer vítimas de parada cardiorrespiratória. A ação ocorre entre 10h e 14h e contará também com a participação de profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Chamado de “Metrô do Coração”, o evento vai promover simulados e sessões explicativas sobre a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e do Desfibrilador Automático Externo (DEA), além de como identificar uma parada cardíaca. O público também poderá praticar a massagem cardíaca em manequins infláveis, sob a orientação de instrutores.
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância dos primeiros socorros, que, quando prestados no tempo certo em casos de paradas cardiorrespiratórias, podem aumentar a chance de sobrevida da vítima em mais de 30%, além de reduzir os danos neurológicos.
Para promover um rápido atendimento em primeiros socorros, os funcionários de operação do Metrô são todos capacitados pelo Centro de Parada Cardíaca e Ciência da Ressuscitação do InCor, podendo realizar também massagem cardíaca e uso do DEA.
Desde 2006, todas estações do Metrô contam com os desfibriladores. A eficiência e a rapidez no atendimento nestes 16 anos possibilitaram o salvamento de 137 vidas nas dependências do Metrô (estações e trens), devido às atuações dos funcionários.
Serviço
Metrô do Coração
Local: Estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô
Data: quinta-feira, 10 de novembro.
Horário: 10h às 14h, com sessões práticas e expositivas aos passageiros.