Unidade já registrou 70 atendimentos à mulheres que sofreram algum tipo de violência
O primeiro Posto Avançado de Apoio à Mulher criado no Metrô, que fica na estação Santa Cecília da Linha 3-Vermelha, acaba de completar três meses de atividades. Inaugurado em dezembro, a unidade registrou neste período 70 atendimentos à vítimas de algum tipo de agressão, na maioria deles de violência doméstica.
Independentemente do tipo de violência sofrida, seja psicológica, física, moral ou qualquer outro tipo de agressão ou assédio, as mulheres que procuram o posto são acolhidas e orientadas por uma equipe especializada composta por assistentes sociais e psicólogas e de lá podem ser encaminhadas para redes de enfrentamento à violência, como os Centros de Referência da Mulher (CRM).
Idealizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), esta ação integra a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, iniciativa na qual as vítimas de qualquer agressão ou assédio podem ir a qualquer uma das 62 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e mostrar discretamente a um funcionário um “X” desenhado na mão, como forma de denúncia discreta.
Em todo o sistema metroviário, 1.200 agentes de segurança estão capacitados para esse tipo de atendimento, além de encaminhamento das vítimas para as delegacias especializadas, facilitando o registro das denúncias. Os agentes de estação, operadores de trem e demais funcionários da operação também são devidamente instruídos para auxiliar nesses casos, acionando os seguranças que prestarão pronto atendimento às vítimas.
Vale destacar que no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, entrou em funcionamento o segundo Posto de Atendimento à Mulher, localizado na estação Luz da Linha 1-Azul. Em ambos os Postos, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 16h.