Janeiro Roxo é o mês dedicado à conscientização e tratamento precoce à Hanseníase
Quem passar pelas estações Sacomã e Vila Prudente da Linha 2-Verde e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô entre 9h e 16h da próxima quinta-feira (28), poderá receber orientações de profissionais de saúde sobre diagnóstico e tratamento da Hanseníase.
A equipe de saúde vai distribuir folhetos com informações sobre o tema e encaminhará os casos suspeitos para confirmação diagnóstica em uma das 28 Unidades de Referência de Hanseníase da cidade de São Paulo.
A Hanseníase é uma doença crônica causada por uma bactéria que atua sobre a pele e os nervos. Se não tratada, pode resultar em incapacidades físicas e até mesmo deformidades. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias (nariz e boca) e de longo contato com um doente sem tratamento.
A ação nas estações faz parte das campanhas do Janeiro Roxo – mês dedicado à conscientização e tratamento precoce à Hanseníase – e é realizada pela Divisão Regional de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo, com apoio do Metrô.