Campanha na Estação Tatuapé antecipa Dia do Doador de Sangue

Ação faz alerta para o nível crítico dos estoques e mostra que todo dia é dia de ajudar

São Paulo,13de novembro de 2020. -Nesta segunda-feira (16), os passageiros que usam ou circulam pela região da Estação Tatuapé – interligação do Metrô com a CPTM, podem doar sangue com segurança. A ação acontece nomezanino da estação, na área paga do Metrô,e é uma parceria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) com a Fundação Pró-Sangue. No mês em que se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11), lembramos que a contribuição voluntária precisa acontecer em qualquer época do ano.

Importante ressaltar que o atendimento está limitado a 80 candidatos à doação. Quando essa marca for ultrapassada, os voluntários serão orientados a procurar um dos seis postos fixos da Pró-Sangue. A campanha tem o propósito de lembrar da importância de doar a qualquer dia e chama atenção para o estado crítico dos bancos de sangue da Fundação que operam com apenas 30% das bolsas necessárias para dar atendimento a mais de 100 instituições da rede pública noEstado de São Paulo. As doações de sangue registraram forte queda neste ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Doação -Para doar sangue, os passageiros podem fazer o cadastro no local entre 8h30 e 11h30, e é preciso ter documento original com foto. Como o atendimento está limitado a 80 candidatos, há chances de o horário de cadastro ser encerrado antes. Neste caso, aqueles que desejarem doar podem se dirigir à unidade da Pró-Sangue mais próxima.

Quem pode doar -É preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Recomenda-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Se o candidato estiver com gripe, resfriado, tosse ou febre não deve doar. O coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença. Outros pré-requisitos podem ser consultados no site daFundação Pró-Sangue.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos -A STM cuida (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, também em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Fundação Pró-Sangue -A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde. Mensalmente, coleta e processa cerca de 10.000 bolsas de sangue destinadas para o atendimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual. Possui seis postos fixos de coleta para doação de sangue na Região Metropolitana de São Paulo: no Hospital das Clínicas, no Complexo Hospitalar do Mandaqui, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, no Hospital Regional de Osasco, no Hospital Municipal de Barueri e no Hospital Stella Maris.

SERVIÇO:

Doação de sangue

Local:Mezaninoda Estação Tatuapé na área paga do Metrô

Integração da linha 3-Vermelha, do Metrô, com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM

Data:16/11

Horário de cadastro:8h30 às 11h30; com chances de ser encerrado antes desse horário, que ocorre quando se atinge o número de 80 candidatos cadastrados